PROJETO “LITERACIA: COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NAS ESCOLAS”: UTILIZANDO FERRAMENTAS DA WEB 2.0 PARA DISSEMINAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E PESQUISA ESCOLAR

Authors

  • Ana Patrícia Celedônio Da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Kleber Lima dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n7.3895

Abstract

Analisa o uso das ferramentas da Web 2.0 no âmbito do Projeto de Extensão Literacia: Competência Informacional nas Escolas. O Projeto Literacia tem como objetivo demonstrar como o desenvolvimento educacional está relacionado com os processos de criação, coleta, disseminação e gestão da informação, contribuindo para a autonomia e a construção do sentido de investigação científica inerente ao processo de aprendizado ao longo da vida.Assim, para auxiliar os indivíduos envolvidos nesses processos foram criadas ferramentas da Web 2.0, onde os mesmos disporiam de informações relevantes para sua formação e dicas de fontes confiáveis para suas pesquisas.Inicialmente foi criado o Blog, homônimo ao projeto. Além de contribuir para a formação dos estudantes, o blog também se dispõe a auxiliar os professores, indicando aulas interessantes e sugerindo sites e conteúdos que os ajudariam a programar as mesmas. E para que a disseminação do conceito de competência em informação fosse feita, criamos uma coluna semanal onde divulgamos artigos relacionados a esse tema. Posteriormente, foi desenvolvida uma página no Facebook (fanpage), em que compartilha-se as atualizações do Blog.Dessa forma, cientes de que com o acesso a informação correta os alunos poderão crescer infinitamente mais, nos dispomos a auxiliá-los em cada etapa, para que posteriormente possam ser capazes de executá-las sozinhos, transformando-os assim em competentes em informação.

Published

2015-01-09

Issue

Section

Artigos Originais