DOCÊNCIA E EXTENSÃO: PROJETO “CAMINHOS DO SABER EM SECRETARIADO EXECUTIVO”
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v2.n14.20314Palabras clave:
, Formação. Extensão Universitária. Sala de aula. Secretariado Executivo.Resumen
A extensão possibilita a troca de valores e integração entre a comunidade interna e externa, de modo que ambas sejam beneficiadas no processo de ensino- aprendizagem e possibilita qualidade na formação acadêmica. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ensino desenvolvida por estudantes de Secretariado Executivo no projeto de extensão “Caminhos do saber em Secretariado Executivo”, promovendo aulas sobre a área secretarial para a comunidade externa em parceria com a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, no âmbito do programa de extensão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de narrativa escrita, com a participação de quatro voluntários. Inferiu-se que a participação dos discentes nesse projeto oportunizou a relação teoria e prática acerca de temas relacionados à sua formação, bem como acerca da docência como área de atuação.
Citas
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. Disponível em: < http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349>. Acesso em: 26 Ago. 2017
BUSSOLOTTI, J. M.; OLIVEIRA, M. R.; PIRES, R. G.; VEIGA, S. A. A importância das atividades complementares no processo de aprendizado: percepção dos alunos de cursos de educação a distância da universidade de Taubaté. Universidade de Taubaté. Taubaté/ SP. Abril/2016.
CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, C.C. ;ARNS, E. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena. Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008. Disponível em:< http://nead.uesc.br/arquivos/Fisica/instrumentacao/artigo.pdf>. Acesso em: 25. Ago. 2017
CRUZ, J. M. O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1023-1042, set./dez. 2008. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> . Acesso em : 01 set. 2017
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras –FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM. Maio/ 2012.
GERHARDT, T. E. ; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. - 4. ed. - São Paulo:
Atlas, 2002.
KERSTING, R. M. A escola, o professor e o afeto no processo de ensino e aprendizagem. 2013. 33p. Monografia. (Licenciatura em Letras – língua Portuguesa)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MOURA, O. ;SAMPAIO, A. M.; MORETTI, E. D.; PANOSSIAN, V.; RIBEIRO, M. L.; RIBEIRO, F. D., Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional 2010, vol. 10, núm. 29, jan-abril, 2010, p. 205-229
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Paraná, Brasil
NEZELLO, F. ; SOLL, J. ; ZANON, S. O papel da Universidade na sociedade do conhecimento. Núcleo de Estudos de Ciências & Tecnologias & Sociedades (Nesco). 2008. Disponível em:< http://www.necso.ufrj.br/esocite2008/trabalhos/35603.doc> Acesso em: 10 set. 2017.
OLIVEIRA, V.S., SILVA, R.F., Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. vol. 2, 2012, p. 193-205. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549265017>. Acesso em: 27 set. 2017
SAHAGOFF, A. P. Pesquisa narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. In: XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis. Porto Alegre, RS. 2015.
SILVA, M. S.; VASCONCELOS, S. D. Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006. Disponível em: .Acesso em: 08 set. 2017.