PROJETO CORPORE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO AOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20352Palabras clave:
Autoimagem. Prevenção. Educação em Saúde. Transtornos alimentares.Resumen
O Projeto Corpore: por uma prática multiprofissional de prevenção aos transtornos alimentares, vinculado ao Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade – LAPFES, tem como objetivo propiciar um serviço multidisciplinar efetivo na prevenção de transtornos alimentares junto à comunidade. Suas ações ocorreram, primeiramente, na Clínica Escola de Psicologia da UFC no período de março de 2016 a julho de 2017, com atendimentos individuais e em grupo por estagiários e extensionistas de psicologia e nutricionistas voluntários. No segundo semestre de 2017, as atividades foram estendidas ao contexto escolar, buscando trabalhar a problemática da construção da autoimagem com adolescentes de uma escola pública estadual da cidade de Fortaleza – CE. O projeto com esta ação em saúde para o público jovem, maior grupo de risco para o desenvolvimento de transtornos da imagem corporal, consolida a relação da universidade com a população em geral, sobretudo, ofertando um serviço público de qualidade vocacionado à prevenção primária e promoção de saúde.
Citas
ANDRADE, A. C. Para além dos sintomas: a trilogia do desamparo no vivido de mulheres com transtornos do comportamento alimentar. 2000. 250p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.
CASSIMIRO, E. S.; GALDINO, F. F. S.; SÁ, G. M. As concepções de corpo construídas ao longo da história ocidental: da Grécia Antiga à contemporaneidade. Revista Μετάνοια, São João del Rei, n. 14, 2012.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FERREIRA, F. R. Ciência, arte e cultura do corpo: a construção de sentidos sobre o corpo a partir das cirurgias plásticas. Editora CRV, 2011, 185p.
FREITAS, S.; FREITAS, P. Imagem corporal nos transtornos alimentares e na obesidade. In: MATTOS, R. Imagem Corporal: Novos Olhares Numa Perspectiva Interdisciplinar Para o Século XXI. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2014.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.
MATTOS, R. Imagem Corporal: Novos Olhares Numa Perspectiva Interdisciplinar Para o Século XXI. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2014.
REATO, L. F. N et. al. Hábitos alimentares, comportamentos de risco e prevenção de transtornos alimentares em adolescentes do Ensino Médio. Revista Paulista de Pediatria, vol. 25, núm. 1, março, 2007, pp. 22-26 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil.
SIBILIA, P. Em busca da felicidade lipoaspirada: agruras da imperfeição carnal sob a moral da boa forma In: FREIRE FILHO, J. Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.