ATELIÊ DO IPREDE: EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO TERCEIRO SETOR.

Autores/as

  • Carolina Vieira Silva Instituto de Cultura e Arte / Universidade Federal do Ceará
  • Luciane Germano Goldberg Faculdade de Educação / Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Arnaldo Henriques Serra Pinto Instituto de Cultura e Arte / Universidade Federal do Ceará
  • Tamara Bezerr Queiroz Larripa Faculdade de Educação / Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n17.33543

Palabras clave:

Arte, Educação, Experiiência Estética, Primeira Infância

Resumen

Este relato de experiência tem como objeto o projeto de extensão do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Ateliê do Iprede: experiência e educação estética no terceiro setor. Tal ação de extensão tem como objetivo principal colaborar com o Iprede através da elaboração de um modus operandi que privilegie a experiência estética e singular no campo pedagógico na primeira infância. Neste relato, tratamos de apesentar o local de atuação do projeto, o Instituto da Primeira Infância (Iprede); em seguida, nortear os objetivos do projeto de extensão e as principais ações desenvolvidas, bem como seus diálogos teórico-metodológicos. Salientamos, também, o Curso de Extensão e o Simpósio, ambos denominados de Arte, Cultura e Primeira Infância, que se somaram à esta ação de extensão validando seu compromisso com a formação continuada. Ressaltamos as pesquisas acadêmicas que possuem o Ateliê do Iprede como espaço de investigação e extensão e, também, algumas estratégicas utilizadas para a curricularização da extensão já engendradas através deste que projeto. Este projeto de extensão apresentou-se salutar nos âmbitos do fomento da pesquisa e da investigação de metodologias de ensino; ao mesmo tempo vem se tornando espaço de formação continuada para profissionais da área da saúde, da educação e das artes e, por fim,  se apresenta como espaço de produção e democratização de bens culturais para a primeira infância.

Citas

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Publicado

2019-09-12