CORPO E PRÁTICAS DE CUIDADO DE SI: PROMOVENDO AÇÕES CLÍNICAS E PSICOEDUCATIVAS NA PREVENÇÃO AOS TRANSTORNOS ALIMENTARES

Autores/as

  • Talita da Silva Queiroz Universidade Federal do Ceará
  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Yago Façanha de Sousa Mota Universidade Federal do Ceará
  • Wallison Santos Simplício Universidade Federal do Ceará
  • Antônia Lara Magalhães de Matos Universidade Maurício de Nassau
  • Aline Amorim Lobo Centro Universitário UniFanor Wyden

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n16.33553

Palabras clave:

Autoimagem. Prevenção. Educação em Saúde. Contexto Escolar

Resumen

O Projeto Corpore: por uma prática multiprofissional de prevenção aos transtornos alimentares, vinculado ao Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade – LAPFES do Departamento de Psicologia da UFC tem como objetivo primordial oferecer um serviço multidisciplinar inovador e eficiente de prevenção aos transtornos alimentares. Suas ações aconteceram, inicialmente, na clínica escola de psicologia da UFC de julho de 2016 a junho de 2017, oferecendo atendimentos em grupo e individual, de cunho psicoterapêutico em caráter multiprofissional com profissionais colaboradores do projeto na área de nutrição. A partir do segundo semestre de 2017, suas atividades foram estendidas ao contexto escolar, pensando esse campo como possibilidade profícua para a problematização de questões relacionadas ao corpo e às possíveis distorções da autoimagem agregada às pesquisas realizadas pelo LAPFES desde 2016 até o presente momento em parceria com outros campos da conhecimento e instituições. Atualmente, no âmbito de suas ações de extensão, o projeto possui parceria com três escolas públicas de ensino médio de Fortaleza - CE, trabalhando em dois âmbitos de ação, o psicoeducativo e o psicoterapêutico. Com tais ações o projeto consolida sua relação com a comunidade e constrói novas possibilidades de promoção e prevenção em saúde junto ao público jovem, grupo que, segundo os dados quantitativos e qualitativos das pesquisas, apontam ter maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de transtornos da autoimagem

Biografía del autor/a

Talita da Silva Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela UFC e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES)

Yago Façanha de Sousa Mota, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia pela UFC e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

Wallison Santos Simplício, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia pela UFC e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

Antônia Lara Magalhães de Matos, Universidade Maurício de Nassau

Graduanda em Psicologia pela UNINASSAU e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

Aline Amorim Lobo, Centro Universitário UniFanor Wyden

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário UniFanor Wyden e membro do LAPFES (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

Citas

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Publicado

2018-12-27