CURSO DE GESTANTES E O PARTO HUMANIZADO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DO ENFERMEIRO

Autores/as

  • Lia Gomes Lopes Curso de Enfermagem/UFC
  • Sâmia Monteiro Holanda Universidade Federal do Ceará
  • Fabiane do Amaral Gubert Universidade Federal do Ceará
  • Kaelly Virgínia Oliveira Saraiva Universidade Federal do Ceará
  • Ana Kelve Damasceno Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n9.3845

Palabras clave:

Curso para Gestantes. Parto Humanizado. Enfermagem.

Resumen

Este artigo trata­-se de um relato de experiência sobre as aulas preparatórias para o trabalho de parto e parto a partir da observação de uma acadêmica de enfermagem a partir da realização de um curso para gestantes e acompanhantes. O objetivo do trabalho foi relatar sobre a importância da participação de acadêmicos dentro do contexto da educação em saúde, principalmente, no que concerne aos grupos para gestantes e a abordagem de temas importantes como o trabalho de parto e parto. O curso é promovido pelo Programa de Educação e Saúde na Comunidade (PIESC) e Projeto Puericultura: Resgate das Ações de Cuidado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e aborda 13 temas sobre a gestação ao longo das aulas. A experiência concluiu que a participação de acadêmicos faz­se necessária para o aprendizado dos mesmos, não só no campo da obstetrícia, como para a promoção da saúde da mulher, além do fortalecimento da prática educativa em saúde, sendo necessário desenvolver mais técnicas relacionadas ao tema nos serviços de saúde.

Biografía del autor/a

Lia Gomes Lopes, Curso de Enfermagem/UFC

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará; Bolsista de Extensão do Programa Integrado de Educação e Saúde na Comunidade (PIESC); Integrante do Projeto Promoção da Saúde Materna.

Sâmia Monteiro Holanda, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará; Integrante do Projeto Promoção da Saúde Materna;

Fabiane do Amaral Gubert, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira; Doutora em Enfermagem; Docente do curso de graduação e pós-graduação em Enfermagem da UFC e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste em Saúde da Família RENASF/UFC/FIOCRUZ.

Kaelly Virgínia Oliveira Saraiva, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira; docente do curso de graduação em Enfermagem da UFC e da FATENE; Mestre em Enfermagem Comunitária pela UFC; Doutora em Enfermagem e especialista em Enfermagem Obstétrica.

Ana Kelve Damasceno, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2005), Mestrado em Enfermagem pela UFC (2002), Especialista em Enfermagem Obstétrica/UFC (2000) e Especialista em Saúde da Família/UFC (1999). Atualmente é Professora Associado I da Universidade Federal do Ceará do curso de Enfermagem a nível de graduação e membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem a nível de mestrado e doutorado. Coordenadora Didático-Pedagógica da Residência em Enfermagem Obstétrica- RESENFO/UFC e do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica MS/Rede Cegonha CEEO/UFC/UFMG. Coordena o grupo de pesquisa/CNPq: Enfermagem na Promoção da Saúde Materna. Coordena o projeto de Extensão (Projeto Integrado de Educação em Saúde na Comunidade- PIESC/PREX/UFC). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras - ABENFO, secional Ceará. Atualmente vem exercendo a função de Tutora do Programa de Educação Tutorial-PET/Enfermagem UFC do MEC/SESU desde janeiro de 2009.

Publicado

2015-12-30

Número

Sección

Relatos de Experiência