TECENDO REDES: FORMANDO UMA COM-VIDA NA SERRA DO EVARISTO

Autores/as

  • Deborah Moreira Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Gino Pereira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n7.3907

Resumen

Envolver a juventude na discussão e no engajamento da temática ambiental é um dos desafios na atualidade. Percebeu-se, a partir de 2003, ao longo do processo de construção da 1º Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que a temática tinha um forte potencial de mobilização e que poderia abrir canais de atuação política e possibilidades de transformações ambientais, culturais e sociais profundas e efetivas. Para tanto, visou-se estimular jovens à participarem desse processo, por meio de Coletivos Jovens preocupados e atuantes na temática socioambiental. Surge então a proposta de formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDAS) na Escola de Ensino fundamental 15 de Novembro, com vistas a formar multiplicadores ambientais que venham estabelecer medidas para o gerenciamento da água e dos resíduos sólidos na comunidade quilombola. Esta pesquisa-ação perpassa pela efetivação semanal de oficinas temáticas junto a 48 jovens regularmente matriculados no Ensino Fundamental II do mês de agosto a dezembro de 2014, em um total de 19 oficinas ligadas à temática ambiental, dentre as quais constam: a Oficina Pedras no Caminho, Árvore dos sonhos, Mapa Local, Baú de recordações, Terrário, Jornal Mural, Resíduos sólidos: cada coisa em seu lugar; Oficina brinquedo é coisa séria: a sucata inventa tudo; Oficina de fortalecimento da Com-vida; Oficina de Educomunicação; Oficina Passeio no3futuro; Batalha Naval Gigante; Serra do Evaristo pra sempre; Interpretação Socioambiental e Oficina de Fotografia. Vale ressaltar que o desenvolvimento do Projeto de Extensão tem se dado por uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE – Campus Baturité), via o Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas (NEABI) e o Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais (LEAT – Geografia – UFC), onde as atividades se encontram na terceira oficina temática.

Publicado

2015-01-09

Número

Sección

Artigos Originais