TROCA DE SABERES: UMA FORMA DE APRENDIZADO

Autores/as

  • Ana Beatriz Goes Maia Marques Universidade Federal do Ceará
  • Anderson da Silva Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Niedja Goyanna Gomes Gonçalves Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n10.3909

Palabras clave:

Articulação de saberes. Agroecologia. Permacultura.

Resumen

A Extensão é um dos eixos fundamentais do tripé que embasa as funções da Universidade brasileira, concretizada por ações dirigidas à sociedade, não podendo desvincular-se do Ensino e da Pesquisa. Objetiva-se, então, apresentar algumas ações que articulam o papel da Universidade e o seu compromisso social, ressaltando-se o papel da extensão no ambiente universitário, revelando-se os projetos de extensão como espaços ideais. Assim, o Grupo de Estudos e Práticas de Permacultura - GEPPe/UFC e o Grupo Verde de Agricultura  Alternativa - GVAA/UFERSA realizaram o I e II Encontros de Agroecologia e Permacultura, utilizando metodologias participativas que buscaram ligar o conhecimento científico e a vida cotidiana dos(as) camponeses(as). Com base nisso, foram realizadas oficinas, visitas a feiras agroecológicas e vivências em comunidade indígena e assentamento rural resultando no interesse dos estudantes em conhecer a realidade do campo, mais precisamente do semiárido e suas problemáticas, construindo as soluções junto aos(as) camponeses(as).

 

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Goes Maia Marques, Universidade Federal do Ceará

Centro de Ciências Agrárias, Curso Agronomia, Departamento de Fitotecnia. Bolsista de Extensão pelo programa Grupo de Estudos e Práticas de Permacultura - GEPPe

Anderson da Silva Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Centro de Ciências Agrárias, Curso Agronomia, Departamento de Fitotecnia. Bolsista do Projeto Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura.

Niedja Goyanna Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Agronomia (Fitotecnia -Entomologia Agrícola) pela Universidade Federal do Ceará (1984) e Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2003), Especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Atta opaciceps, bioecologia e comportamento, Morfologia Geral e Taxonomia de insetos, pastagem .

Publicado

2016-06-30

Número

Sección

Artigos Originais