EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA INSERÇÃO DO PESCADO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v20.n2.43638Palabras clave:
Educação Alimentar e Nutricional. Promoção da Saúde. Consumo de Pescado. Intervenção Extensionista.Resumen
O presente estudo é um relato de experiência, retratado a partir da perspectiva da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), para inserção do pescado na alimentação escolar. O trabalho tem o objetivo de relatar as metodologias utilizadas no processo de intervenção para incentivo ao consumo do pescado envolvendo alunos do quinto ano de Ensino Fundamental em uma escola pública de Palmas, Tocantins. Para o desenvolvimento das atividades, foram utilizadas ações pedagógicas de caráter lúdico como: peça teatral, oficina culinária e jogo dos sete erros. A avaliação do conhecimento foi obtida pela aplicação de pré e pós testes. Observou-se a evolução dos escolares após a intervenção extensionista através do aumento ao permitir com que tenham condições de refletir e tomar decisões mais conscientes sobre terem (ou não) uma alimentação nutricionalmente saudável. Portanto, as ações de EAN, foram consideradas ferramentas pedagógicas importantes para o ensino e aprendizagem dos escolares, podendo ser replicadas em experiências semelhantes, com público de mesmas características.