ENCONTROS DIALÓGICOS SOBRE DROGAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Moises Romanini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Gerson Luís da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Deise Nunes Pedroso Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Julia Cibele da Rocha da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Eduarda Severgnini Benck da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Gabrielly da Fontoura Winter Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v21.n1.43945

Palabras clave:

Comunidade, Educação, Drogas, Saúde

Resumen

O Projeto de Extensão “Encontros Dialógicos sobre Drogas, Saúde e Educação na comunidade de Montenegro/RS” se constituiu a partir de um movimento de aproximação do Departamento de Psicologia da UNISC com a Prefeitura Municipal de Montenegro. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e problematizar as ações referentes ao tema da prevenção ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvidas ao longo de quatro anos na referida cidade. Cabe destacar que, embora se trate de um projeto de extensão, a metodologia proposta é inspirada na tradição das pesquisas participativas, mais especificamente da Pesquisa-Intervenção. Após um movimento cartográfico junto aos espaços e atores comunitários, bem como o mapeamento das necessidades e demandas, confirmou-se a necessidade de um trabalho voltado ao uso e abuso de álcool e outras drogas entre jovens e adolescentes. Em 2019, iniciou-se um grupo de estudos com 4 acadêmicos de psicologia selecionados para a participação no referido projeto. Dessa forma, busca-se, através dessas ações, estabelecer um vínculo com os jovens, oportunizando espaços de criação, participação e pensamento crítico. Por outro lado, temos a formação cidadã dos acadêmicos de psicologia envolvidos no projeto, que estão vivenciando e compartilhando saberes com a comunidade em que vivem. Já como resultado para a instituição, espera-se promover uma maior aproximação com a comunidade, divulgando os cursos e estreitando os laços para a proposição de outras ações no futuro.

Biografía del autor/a

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS

Gerson Luís da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Estudante do Curso de Psicologia da UNISC - Campus Montenegro

Deise Nunes Pedroso, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Estudante do Curso de Graduação em Psicologia da UNISC - Campus de Montenegro

Julia Cibele da Rocha da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Estudante do Curso de Graduação em Psicologia da UNISC - Campus Montenegro

Eduarda Severgnini Benck da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Estudante do Curso de Graduação em Psicologia da UNISC - Campus Montenegro

Gabrielly da Fontoura Winter, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Professora da UNISC e Coordenadora do Curso de Psicologia da UNISC - Campus Montenegro

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional - UFRGS

Publicado

2021-07-08