AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Layanna Kelly de Sousa Vasconcelos PEREIRA UFC
  • Sara de Paula LIMA

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma monografia cujo objetivo foi estabelecer uma reflexão sobre a análise, a avaliação e a seleção de livros didáticos de língua estrangeira, em especial os de língua espanhola, e destacar a importância de realizar essa etapa durante o processo de seleção do livro didático de forma adequada apresentando critérios bem definidos. Portanto, nos deteremos principalmente na apresentação do instrumento. A partir de tal reflexão construímos um instrumento de avaliação que possa orientar essa seleção de materiais de língua espanhola para as séries finais do ensino fundamental, ressaltamos também que esse instrumento pode ser adaptado a outros contextos de ensino. Nos baseamos em alguns modelos já existentes de instrumento de avaliação de livros didáticos dos últimos dez anos (CANALES, 2010; SILVA, PARREIRAS E FERNANDES, 2015; BORELLA E SCHROEDER, 2013) que realizam esse processo como um todo, também nos debruçamos nos estudos sobre o livro didático de língua estrangeira e sua importância (ALMEIDA FILHO, 1994; CORACINI, 1999; XAVIER E URIO, 2006; SILVA, 2012; SILVA, 2015; GUERMANDI, 2016) e, por fim, nas competências gerais e específicas da BNCC do Ensino Fundamental de língua inglesa e de outros documentos oficiais que regem o ensino na educação básica no Brasil.

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

de Sousa Vasconcelos PEREIRA, L. K. ., & de Paula LIMA, S. (2020). AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 8(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/59980