AS TDICs E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE ESPANHOL LAS TDICs Y SU CONTRIBUCIÓN EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL

Autores

  • PATRICIA DA CRUZ FROTA DUARTE SIMÃO
  • SARA DE PAULA LIMA UFC

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Livro didático de espanhol, Gêneros digitais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a inserção das TDICs no livro didático de Espanhol como língua estrangeira do ensino público. Isto é, visamos avaliar em que medida as atividades propostas no material didático integram as tecnologias digitais e a prática das habilidades linguísticas. A coleta de dados se deu no livro Cercanía Joven com o intuito de analisar se o livro didático em questão insere atividades envolvendo o uso das TDICs e se essas atividades envolvendo o uso dos gêneros digitais contribuem para o desenvolvimento de competências comunicativas na língua estudada. Para tanto, fundamentou-se teoricamente este estudo em autores como: Masetto, Mendes, e Vieira que estudam as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação); Bronckart, Marcuschi e Araújo-Júnior que estudam os gêneros digitais; Almeida Filho, Larsen-Freeman, Richards, que estudam o Ensino Comunicativo. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter documental e com uma perspectiva qualitativa e interpretativa. As análises apontaram que neste livro didático de espanhol existem poucas atividades relacionadas às TDICs, mas as que encontramos são de grande relevância para possibilitar o desenvolvimento das habilidades linguísticas na língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

FROTA DUARTE SIMÃO, P. D. C. ., & LIMA, S. de P. . (2021). AS TDICs E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE ESPANHOL LAS TDICs Y SU CONTRIBUCIÓN EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 8(2), 49–64. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/61008

Edição

Seção

ARTIGOS EM TEMÁTICA LIVRE