FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS: O DESCOMPASSO DO ESPANHOL NA PARAÍBA

Autores

  • María Hortensia Blanco García Murga UFPB
  • Andrea Silva Ponte UFPB

Palavras-chave:

Ensino ELE, Políticas Públicas, UFPB

Resumo

A Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal da Paraíba tem trabalhado no sentido de alcançar os objetivos traçados em seu Projeto Político Pedagógico e oferecer a seus alunos uma formação sólida e consistente. Para tanto, o corpo docente tem investido esforços em projetos internos da universidade, que atuam em diferentes frentes e podem incrementar a formação do alunado. Tais projetos têm apresentado resultados bastante significativos, como é o caso da Monitoria e da Extensão. No entanto, ao sair da universidade, ainda durante o curso, os alunos se deparam com uma situação muito precária no ensino de espanhol, causada, principalmente, pela falta de políticas públicas que garantam o cumprimento da Lei 11.161/2005
no Estado da Paraíba. O presente texto procura mostrar como a falta de consonância entre formação inicial e políticas públicas pode ser altamente prejudicial para a formação de novos profissionais.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Blanco García Murga, M. H. ., & Silva Ponte, A. (2021). FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS: O DESCOMPASSO DO ESPANHOL NA PARAÍBA. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 2(1), 33–47. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71563