FORMACIÓN DE NUEVOS PROFESORES Y POLÍTICAS PÚBLICAS: LA DISCORDANCIA DEL ESPAÑOL EN PARAÍBA

Autores/as

  • María Hortensia Blanco García Murga UFPB
  • Andrea Silva Ponte UFPB

Palabras clave:

Enseñanza ELE, Políticas Públicas, UFPB

Resumen

A Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal da Paraíba tem trabalhado no sentido de alcançar os objetivos traçados em seu Projeto Político Pedagógico e oferecer a seus alunos uma formação sólida e consistente. Para tanto, o corpo docente tem investido esforços em projetos internos da universidade, que atuam em diferentes frentes e podem incrementar a formação do alunado. Tais projetos têm apresentado resultados bastante significativos, como é o caso da Monitoria e da Extensão. No entanto, ao sair da universidade, ainda durante o curso, os alunos se deparam com uma situação muito precária no ensino de espanhol, causada, principalmente, pela falta de políticas públicas que garantam o cumprimento da Lei 11.161/2005
no Estado da Paraíba. O presente texto procura mostrar como a falta de consonância entre formação inicial e políticas públicas pode ser altamente prejudicial para a formação de novos profissionais.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Blanco García Murga, M. H., & Silva Ponte, A. (2021). FORMACIÓN DE NUEVOS PROFESORES Y POLÍTICAS PÚBLICAS: LA DISCORDANCIA DEL ESPAÑOL EN PARAÍBA. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 2(1), 33–47. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71563