FORMACIÓN DE NUEVOS PROFESORES Y POLÍTICAS PÚBLICAS: LA DISCORDANCIA DEL ESPAÑOL EN PARAÍBA
Palabras clave:
Enseñanza ELE, Políticas Públicas, UFPBResumen
A Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal da Paraíba tem trabalhado no sentido de alcançar os objetivos traçados em seu Projeto Político Pedagógico e oferecer a seus alunos uma formação sólida e consistente. Para tanto, o corpo docente tem investido esforços em projetos internos da universidade, que atuam em diferentes frentes e podem incrementar a formação do alunado. Tais projetos têm apresentado resultados bastante significativos, como é o caso da Monitoria e da Extensão. No entanto, ao sair da universidade, ainda durante o curso, os alunos se deparam com uma situação muito precária no ensino de espanhol, causada, principalmente, pela falta de políticas públicas que garantam o cumprimento da Lei 11.161/2005
no Estado da Paraíba. O presente texto procura mostrar como a falta de consonância entre formação inicial e políticas públicas pode ser altamente prejudicial para a formação de novos profissionais.