GAMIFICAÇÃO
RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.36517/geppele.11.2023.47-60Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem de LE; Gamificação; Formação de Professores.Resumo
Nos últimos anos, a quantidade de pesquisas sobre gamificação em ambientes de aprendizagem tem merecido destaque, o que a consolida como um fenômeno emergente que ampliou as perspectivas teóricas. Dito isto, o presente trabalho propõe discutir acerca da Gamificação no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, a fim de demonstrar alguns recursos que, aplicados em atividades de ensino e aprendizagem, podem proporcionar o aumento do engajamento e da motivação em aulas de Línguas Estrangeiras (LE). Nesse sentido, compartilharemos um relato de experiência a fim de destacar aspectos vivenciados em uma aplicação avaliativa de Gamificação numa turma do 7º ano do Colégio IEPROL de Itabuna - Bahia. Além disto, articularemos os conceitos das teorias da linguagem e do ensino e aprendizagem de LE no intuito de: (1) analisar de que forma as teorias de letramento em jogos digitais podem se articulam no processo de formação de professores de LE e (2) verificar pontos positivos e/ou negativos dos jogos digitais no ensino e aprendizagem de LE. Para isso, utilizaremos os conhecimentos teóricos de Alves (2018); Leffa (2020), Quadros (2016) entre outros. Em suma, observamos que o recurso didático da Gamificação se apresenta como relevante de fácil aceitação e execução. Além de contribuir para o desenvolvimento humano dos alunos e para a aquisição de conhecimentos básicos.