v. 11 n. 1 (2023): COLETÂNEA: ESPANHOL EM FOCO - Língua, literatura e ensino.

					Visualizar v. 11 n. 1 (2023): COLETÂNEA: ESPANHOL EM FOCO - Língua, literatura e ensino.

Este número semestral da revista eletrônica do Geppele inicia as edições referentes ao ano de 2023. Com temática livre, esta edição brinda o seu leitor com artigos sobre questões diversas, relacionadas à Literatura em Língua Espanhola, e, ainda, traz três relatos de experiências sobre: (i) a gamificação e o avaliação no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE); (ii) o uso de novas tecnologias e o ensino de E/LE, no contexto da pandemia de COVID; (iii) as rodas de conversas com discentes do curso de Letras-Espanhol noturno da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Compõem esta edição cinco artigos de autoria de alunos e professores dos cursos de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. O primeiro artigo, de autoria de José Armando Araújo Pires Neto, Priscila Matias Moreira Rodrigues e Thalia Aparecida Sousa Martins, analisa os traços irônicos e seu subjacente efeito humorístico, presente na famosa obra da Literatura Espanhola Lazarillo de Tormes. Após as análises empreendidas, os autores concluem que, mesmo reprovando a corrupção de seus amos, o pícaro acaba por render-se ao modelo que condena.

O segundo artigo, de autoria de Yasmin Severo Nogueira, busca, por meio de uma leitura interpretativa e crítica, identificar de que maneira se explicita o poder da palavra como instrumento de manutenção da memória no último conto do livro Mulheres de olhos grandes, publicado em 1991 pela autora mexicana Ángeles Mastretta. Esse texto nasce tanto da percepção do pequeno numero de estudos brasileiros referentes à obra da escritora, restritos a uma ou duas de suas publicações mais conhecidas, quanto do desejo de propor uma perspectiva de análise fora do quadro em que esses ocorrem, buscando, em quatro seções, examinar como Mastretta conseguiu, em um conto de tão curta extensão, exemplificar magnificamente a importância e o poder da palavra, tanto no processo de consolidação de memórias individuais e coletivas, quanto na construção do "Eu".

O terceiro artigo, de autoria de Andreia Machado Nogueira e Maria Valdênia Falcão do Nascimento, apresenta o relato da experiência de uma discente e de sua orientadora no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira a aprendizes brasileiros, no contexto da pandemia de COVID. Essa experiência se deu no âmbito do Programa de Residência Pedagógica - CAPES / UFC, que foi desenvolvido no período de 2020 a 2022, numa escola de Ensino Médio, da rede estadual de ensino do Estado do Ceará.

O quarto artigo, de autoria de Gisleuda de Araújo Gabriel, Germana da Cruz Pereira e Marta Santos Costa, enfoca a gamificação no processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras, a fim de demonstrar alguns recursos que, aplicados em atividades de ensino e aprendizagem, podem proporcionar o aumento do engajamento e da motivação em aulas de Línguas Estrangeiras (LE). Nesse sentido, as autoras compartilham um relato de experiência, a fim de destacar aspectos vivenciados em uma aplicação avaliativa de gamificação, numa turma do 7o ano de um Colégio em Itabuna - Bahia. Além disto, há a articulação de conceitos das teorias da linguagem e de ensino e aprendizagem de LE no intuito de: (1) analisar de que forma as teorias de letramento em jogos digitais podem se articular no processo de formação de professores de LE e (2) verificar pontos positivos e/ou negativos dos jogos digitais, no ensino e aprendizagem de LE.

O quinto artigo, de autoria de Jamilly Linhares de Sousa, Ashley Reátegui Saraiva e Kátia Cilene David da Silva, relata uma série de rodas de conversa que visaram um diálogo mais estreito entre os discentes e a coordenação do Curso de Letras Espanhol noturno da Universidade Federal do Ceará, contando com o suporte das bolsistas do Projeto Movimentando o Espanhol - MOVE do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência – PAIP, no ano de 2021. Nesses encontros, foram debatidos temas relevantes em torno do meio acadêmico e administrativo, tais como: 1. análise do Projeto Pedagógico do Curso; 2. apresentação da gestão acadêmica do curso; 3. esclarecimentos sobre as horas complementares e de extensão; 4. introdução das monitorias em andamento. No total, foram programados seis encontros online, esses ddistribuídos entres os meses de julho até novembro de 2021.

Ao publicarmos mais esta edição, desejamos que a leitura dos artigos deste dossiê atemático contribua para a divulgação e realização de pesquisas no âmbito do Hispanismo brasileiro, considerando as suas especificidades e as múltiplas perspectivas. Por último, reiteramos o nosso agradecimento aos autores e aos avaliadores que contribuíram para a realização desta edição.

Publicado: 2023-03-19

Edição completa