EL USO DE NUEVAS TECNOLOGIAS EN CLASES REMOTAS DE ESPAÑOL DURANTE LA PANDEMIA DEL COVID-19: UN INFORME DE PRÁCTICAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/geppele.11.2023.31-46Palavras-chave:
Residencia Pedagógica., TDICs., Enseñanza de Español.Resumo
O ano 2020 foi marcado pela pandemia do Coronavírus e pelos impactos sociais que afetaram de forma intensa a saúde pública e a educação, mudando
assim não só a rotina particular das pessoas, mas também, a conjuntura política e social do mundo. Em março, desse mesmo ano, seguindo as recomendações da OMS, numa tentativa de impedir a rápida propagação do vírus e das suas consequências a níveis globais, o ensino médio brasileiro suspendeu as suas atividades presenciais e adotou atividades remotas devido à necessidade de isolamento social. Nossa sociedade não estava preparada
para tal calamidade, portanto, as mudanças e adaptações necessárias trouxeram grandes incertezas e dificuldades, políticas e educacionais. No presente artigo, apresentaremos o relato da nossa experiência como participantes do Programa de Residência Pedagógica - CAPES / UFC, que foi desenvolvido no período de 2020 a 2022 numa escola de Ensino Médio, da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Apresentaremos nossa reflexão sobre os impactos do ensino remoto nas atividades de ensino. Discutimos o fato de que uma parte considerável dos alunos brasileiros, não têm acesso de qualidade à internet e aos dispositivos tecnológicos necessários para uma aprendizagem eficiente, dificultando e, em alguns casos, até comprometendo o desempenho escolar desses alunos. Além disso, enfatizamos a importância das novas tecnologias durante as aulas que ministramos aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nosso objetivo foi garantir a aprendizagem dos alunos e minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus. Como base teórica para as estratégias didáticas, planificação de aulas e as atividades de avaliação que realizamos, assumimos, as abordagens teóricas de Almeida Filho (1998), Fernández (2018), e Sánchez (2016), os quais se dedicam à pesquisa sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira e à formação de professores.