GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: desafios, problemas e possibilidades à luz de uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.36517/geppele.12.2024.07%20-%2026Palavras-chave:
Gamificação, Revisão integrativa, Ensino-aprendizagem de línguas estrangeirasResumo
O presente artigo aborda a influência da tecnologia na sociedade moderna e destaca a Gamificação como uma estratégia promissora no ensino de línguas estrangeiras, especificamente o espanhol. Os objetivos deste estudo são compreender a
aplicação da gamificação no ensino-aprendizagem de línguas, investigar definições e conceitos existentes sobre o tema e evidenciar suas características. Além disso, o artigo busca identificar quais os principais desafios e restrições enfrentados ao adotar a gamificação como estratégia de ensino de línguas no contexto educacional brasileiro. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica de revisão sistemáticaintegrativa da literatura, justificada pela dispersão de estudos relacionados à aplicação da gamificação no ensino de línguas estrangeiras. Ao todo, 17 artigos foram selecionados dos indexadores Portal de Periódicos CAPES e Redalyc, a partir de critérios como título, resumo/abstract e palavras-chave correlatas aos objetos temáticos desta pesquisa. O estudo conclui que a gamificação é uma ferramenta poderosa para o ensino de línguas estrangeiras, mas seu uso e implementação
requer cuidados, em virtude do uso inadequado de elementos de jogos e a falta de evidências científicas suficientes