v. 1 n. 1 (2013): ENSINO DE E/LE E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

					Visualizar v. 1 n. 1 (2013): ENSINO DE E/LE E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Imbuídos de extrema satisfação anunciamos a entrega do primeiro volume  da Revista Eletrônica do GEPPELE, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas  de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola, da Universidade Federal  do Ceará, à comunidade científica e aos demais interessados nos estudos sobre a língua  espanhola e suas respectivas literaturas. 

Enquanto grupo de estudo e pesquisa, propomo-nos a ser um Programa de  Extensão que busca atender professores de Espanhol em formação inicial, alunos do  curso de Licenciatura em Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará,  alcançando, ainda, através de seu fórum de discussão on-line e outras ações, os demais  alunos de graduação em Letras do Estado do Nordeste e do Brasil, os professores de  Espanhol do ensino básico (fundamental e médio), preferentemente os da rede pública,  bem como os recém-formados, além dos professores de universidades e faculdades da  área e pós-graduandos ligados à pesquisa na área de estudos da linguagem. 

Esta nossa nova empreitada, a revista eletrônica com circulação periódica,  representa para todos nós a realização de um desejo antigo: a criação de um espaço que,  a nível nacional, represente mais uma ação de fortificação de políticas públicas de  ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), com ênfase no debate sobre temas  relacionados ao ensino de línguas, às políticas linguísticas e à formação de professores  de línguas. Desejamos, assim, ser um espaço integrador e de encontro entre  profissionais envolvidos com o ensino de E/LE. 

Neste primeiro volume, reunimos sete artigos e uma resenha de autoria de  pesquisadores de todo o Brasil, aqui representados pelas instituições das quais fazem  parte, a saber: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais,  Universidade de Brasília, Universidade Estadual de São Paulo, Universidade Estadual  de Londrina e Universidade Federal de Pelotas. Em conjunto, o que une os oito textos  presentes neste volume é o desejo de seus autores de trazerem à tona para o debate  científico temas relacionados ao ensino de E/LE e seus desdobramentos para a formação  de professores. 

Por tudo que apresenta e por tudo que ainda almeja apresentar em termos de  divulgação cientifica, a Revista Eletrônica do GEPPELE está em festa, ciente de seu  desafio em publicar textos de relevância para o debate sobre o ensino e a formação de  professores de E/LE. Estamos orgulhosos deste primeiro volume, mas estamos, em  primeira ordem e sobretudo, conscientes dos desafios que temos pela frente. E estamos,  por assim dizer e neste sentido, mais que entusiasmados frente a estes desafios. 

Assim, vamos festejar: desejamos que todos façam uma excelente leitura! COMITÊ EDITORIAL

Publicado: 2013-11-04