COMPLEXO TAM E ENSINO DE E/LE: o tratamento dado aos tempos verbais em livros didáticosV
DOI:
https://doi.org/10.36517/geppele.12.2024.42-57Keywords:
Complexo TAM;, Livro didático, Tempos verbaisAbstract
No presente trabalho, apresentar-se-á uma análise em relação à abordagem do complexo TAM (Tempo, Aspecto, Modalidade) no que diz respeito à expressão de passado, especificamente em relação ao ensino do Pretérito Perfeito Composto (PPC) e Pretérito Perfeito Simples (PPS). Para isso, recorremos a estudos sobre a expressão de passado em Espanhol e, ainda, a pressupostos do Funcionalismo linguístico, tais como os estudos de Givón (1984, 1991, 1995, 2001) e Pontes (2012).No que diz respeito à análise dos materiais didáticos em língua estrangeira, retomamos os estudos de Tomlinson e Masuhara (2005) e Coracini (1999). Para a análise dos dados, consideramos os seguintes tópicos: (i) as variedades do espanhol e o uso do PPC e do PPS em diferentes contextos; (ii) formas de tratamento do aspecto; (iii) traços aspectuais; (iv) marcação do tempo por verbos, advérbios ou contexto; (v) valores modais. Ao fim da análise, evidenciamos que os autores consideram superficialmente as categorias Aspecto e Modalidade, não desenvolvendo-as no ensino dos tempos verbais supracitados. A categoria mais desenvolvida foi o Tempo, a partir dos marcadores e localizadores temporais.