ENSEÑAR LA LENGUA Y FORMAR PROFESORES: DESAFÍOS DE UN CURSO DE LICENCIATURA EN LETRAS/ESPAÑOL

Autores/as

  • Elena Ortiz Preuss UFG
  • Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva UFG

Palabras clave:

Licenciatura, Desafíos de enseñanza, Letras/Espanhol

Resumen

Este texto discute a questão do conhecimento linguístico e metalinguístico na licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao final do curso, graduandos avaliam sua proficiência linguística na língua-alvo e afirmam que faltou domínio gramatical e lexical para adquiri-la satisfatoriamente. Nesse contexto, entendemos que o nível interlinguístico dos alunos agrava-se face ao contato entre nossas línguas próximas (português brasileiro e espanhol). Como forma de intervenção pedagógica, sugere-se o trabalho com foco na forma, num ensino de base comunicativa, tendo em vista evidências de pesquisas que apontam vantagens desse tipo de instrução na aprendizagem de língua estrangeira, inclusive para brasileiros aprendendo espanhol.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Ortiz Preuss, E. ., & Aparecida Mendonça e Silva, C. (2021). ENSEÑAR LA LENGUA Y FORMAR PROFESORES: DESAFÍOS DE UN CURSO DE LICENCIATURA EN LETRAS/ESPAÑOL. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 2(1), 87–106. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71566