DECIR Y HACER: LA IDEOLOGÍA SUBYACENTE AL DISCURSO DE FORMADORES DE PROFESORES DE UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA FEDERAL

Autores/as

  • Cícero Anastácio Araújo de Miranda UFC

Palabras clave:

Formadores de Profesores, Universidad Pública, Análisis del Discurso

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir a ideologia subjacente aos discursos de professores de uma Universidade Pública Federal brasileira. Para isso, utiliza dados colhidos em trabalho no nível de Mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Como metodologia, propusemos uma articulação entre a Teoria das Representações Sociais, conforme as propostas de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), com os Estudos Críticos do Discurso, nas bases do que postula Van Dijk (2008) e a Linguística Aplicada. A partir de uma análise lexical e semântica, revela-se o ideário compartilhado pelo grupo de professores participantes da investigação, que aponta para uma vinculação a um ideário progressista. Além disso, emergem posições da compreensão por parte do grupo de uma formação de professores de Espanhol Língua Estrangeira, voltada para o ensino da gramática e para a dotação do futuro docente da capacidade de ensinar o idioma nas mesas bases que o aprendeu.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Anastácio Araújo de Miranda, C. (2021). DECIR Y HACER: LA IDEOLOGÍA SUBYACENTE AL DISCURSO DE FORMADORES DE PROFESORES DE UNA UNIVERSIDAD PÚBLICA FEDERAL. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 2(1), 165–199. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71571