CONCEPCIONES DE LECTURA EN EL MATERIAL DIDÁCTICO DEL CURSO DE LETRAS-ESPAÑOL DE UAB-UFC

Autores/as

  • Gleicyane Feitosa Gomes Torres UECE

Palabras clave:

Concepciones de Lectura, Literatura, Literacidad

Resumen

Este artigo, de pesquisa bibliográfica, objetiva descrever e analisar concepções de leitura inseridas no material didático utilizado na disciplina “Língua Espanhola: Texto e Discurso”, no curso de Letras-Espanhol da UAB/UFC. Utilizar-se da literatura para fins didáticos significa proporcionar aos alunos contato direto com a leitura de materiais autênticos, o que contribui sobremaneira para com o aperfeiçoamento do processo de letramento, uma vez que ser letrado significa ler, inclusive, o que está por trás das linhas. A literatura promove o contato com situações socioculturais e comunicativas diversas. Sendo assim, este artigo pretende, também, verificar como a inserção do texto literário no material didático contribuiu para o desenvolvimento do letramento em ELE. Nossos estudos sobre leitura, letramento e uso de materiais literários estão ancorados, sobretudo, em Kleiman (1999), Soares (2006), Cassany (2006) e Aragão (2006).

Publicado

2021-08-05

Cómo citar

Feitosa Gomes Torres, G. (2021). CONCEPCIONES DE LECTURA EN EL MATERIAL DIDÁCTICO DEL CURSO DE LETRAS-ESPAÑOL DE UAB-UFC. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 3(1), 46–56. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71615