PLATAFORMA QUIZIZZ NO ENSINO DE ESPANHOL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores/as

  • Tatiana Lourenço Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Joana Darc Brasil Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Ensino de Língua Espanhola, Plataforma Quizizz, Sequência Didática

Resumen

Desde o início de 2020, no Brasil, com a pandemia da Covid-19, diversos setores sociais passaram a se valer, de forma mais recorrente, das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Assim, como alternativa a uma comunicação emergencial, práticas educacionais online foram desenvolvidas e aprimoradas com a finalidade de reduzir o contágio e minimizar os danos na educação. Considerando o contexto em questão, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a plataforma Quizizz como ferramenta para o ensino da escrita em espanhol. Os objetivos específicos do trabalho são: i) identificar as utilidades da ferramenta digital Quizizz para o ensino da escrita em língua espanhola e ii) propor sequências didáticas para o ensino da escrita nesta língua através da ferramenta digital em questão. Para respaldar teoricamente o estudo, nos baseamos em Campos (2020), García (2020), Horn e Staker (2015), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) entre outros autores. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa de tipo descritiva. Com os resultados alcançados, pretendemos divulgar o estudo aos interessados pela temática, especialmente aos profissionais de língua espanhola.

Biografía del autor/a

Tatiana Lourenço Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Assistente II do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda no Programa de Doutorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura da Universidad de Salamanca (USAL) com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Letras (Português-Espanhol e suas respectivas Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, novas tecnologias, letramentos na web, gêneros textuais digitais e EaD.

Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Carvalho, T. L., & Darc Brasil Oliveira, J. . (2022). PLATAFORMA QUIZIZZ NO ENSINO DE ESPANHOL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 10(1), 27–40. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/78233

Número

Sección

ARTÍCULOS EN TEMÁTICAS LIBRES