O PLURICENTRISMO NORMATIVO E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA COLEÇÃO DIDÁTICA ENTRE LÍNEAS

Autores/as

  • Fernanda Almeida Freitas
  • Valdecy de Oliveira Pontes

Palabras clave:

Variación Lingüística, Lengua Española, PNLD

Resumen

Este trabalho é um recorte da dissertação A abordagem da variação linguística nos livros didáticos de espanhol aprovados pelo PNLD 2017 e tem por objetivo apresentar a análise do tratamento dado ao pluricentrismo normativo da língua espanhola nas unidades didáticas e nas orientações teórico-metodológicas da coleção Entre Líneas. Este estudo adota fundamentos da glotopolítica (MILROY, 2011; DEL VALLE, 2005; LAGARES, 2018) e parte de orientações dadas pelo Plano curricular do Instituto Cervantes para o ensino de ELE. A análise dos dados toma como pressupostos teóricos a Teoria da Variação e da Mudança linguística (Weinreich, Labov, Herzog, 2006; Labov, 2008) e as reflexões de linguistas hispânicos e brasileiros sobre o tema, como como Lipski (1996), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Silva-Corvalán (2001), Blas Arroyo (2005), Andión Herrero (2013, 2019), Faraco (2008), Pontes (2014), Pereira, Pontes e Souza (2016), Calderón Campos (2010) e Bagno (2002, 2007). Do ponto de vista metodológico, fizemos uma pesquisa documental para a coleta dos dados e os analisamos à luz das contribuições dos documentos e pesquisadores citados. Os resultados apontam para uma predominância do trabalho pedagógico, da coleção sob análise, com as variantes linguísticas próprias da norma-padrão madrilenha e para a ausência de suporte didático sobre o ensino da variação linguística nas orientações teórico-metodológicas dadas ao professor. Esses resultados evidenciam uma abordagem da variação linguística, na coleção analisada, mais alinhada ao proposto pelo Plano curricular do Instituto Cervantes, órgão do Estado espanhol responsável pelo planejamento e desenvolvimento de currículos para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), que às orientações dadas pelos documentos oficiais para a educação linguística no Brasil.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Almeida Freitas, F., & de Oliveira Pontes, V. (2023). O PLURICENTRISMO NORMATIVO E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA COLEÇÃO DIDÁTICA ENTRE LÍNEAS. PERIÓDICO ELETRÓNICO DEL GEPPELE, 11(2), 75–91. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/92600