LA RETEXTUALIZACIÓN DE CUENTOS EN CÓMICS: una propuesta de secuencia didáctica en clases de español
DOI:
https://doi.org/10.36517/geppele.12.2024.76-91Palabras clave:
Secuencia didáctica, Retextualización, Enseñanza de lenguasResumen
No presente artigo, objetivamos refletir sobre a importância do trabalho com gêneros textuais, nas aulas de espanhol como língua estrangera (ELE), bem como apresentamos nossa proposta de sequência didática aplicada com alunos dos anos iniciais do ensino médio em uma escola pública de Fortaleza/Ceará, como parte de nossas atividades no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Ao longo do trabalho, apresentamos as etapas do processo de retextualização do gênero conto para o gênero cómic, durante o minicurso intitulado “comiczar”, ministrado na escolacampo EEEP Paulo VI, no período de maio a setembro de 2023. Para fundamentarmo-nos teoricamente em relação ao ensino dos gêneros textuais, recorremos a teóricos como: Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004); Já em relação à retextualização, consideramos autores que abordam o tema como: Dikson (2018); Marcuschi, (2001) e Matêncio, (2002). Os resultados alcançados no minicurso indicam que a proposta de sequência didática conseguiu atender aos objetivos de aprendizagem propostos e contribuiu para a consolidação do conhecimento dos alunos, participantes do minicurso, sobre a língua espanhola e acerca da cultura de países latino-americanos.