Revista Eletrônica do GEPPELE

Edição especial - IV Colóquio do GEPPELE: “Caminhos para a consolidação da formação de professores e do ensino de espanhol no Brasil”

Autores

  • Cícero Anastácio de Araújo Miranda

Resumo

GEPPELE/CNPQ (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino de Formação de Professores de Língua Espanhola) é um grupo de estudo e pesquisa ligado ao CNPQ e também um Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Temos como público alvo alunos graduandos e/ou pós-graduados em Letras/Espanhol e professores de língua espanhola. Objetivamos promover o encontro entre profissionais que já atuam e aqueles que estão em processo de formação inicial para o ensino de língua espanhola, de forma que, nessa interação, possam ser levados e estimulados a refletir a respeito de sua prática, bem como acerca dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem e sobre a relevância de sua atuação no e para o contexto educacional brasileiro.
Nesse sentido, o GEPPELE tem como objetivo manter um espaço de discussão em torno da formação de professores de Língua Espanhola e do ensino e aprendizagem desse idioma, nas escolas, cursos e universidades brasileiras.
Vale ressaltar que o grupo conta, em 2017, com mais de cem participantes, em todas as ações que desenvolve, cujas atividades detalhamos a seguir.
Projeto MOVE – Movimentando o Espanhol: vinculado ao programa de Extensão GEPPELE, através de suas ações de informações têm o intuito de combater a evasão dos alunos dos Cursos de Letras-Espanhol da UFC, através de várias atividades informadoras, tais como: Palestras de Recepção de Novos Alunos, Elaboração e veiculação de um “Manual do Estudante de Letras Espanhol Diurno e Noturno”, a manutenção de um Blog como canal de informação e marketing do projeto e a realização de Pesquisa de Satisfação e Necessidades dos alunos para a melhoria do curso.
Projeto TÂMIS DA CIÊNCIA: O projeto prevê a integração com outras atividades já desenvolvidas, no âmbito dos cursos de Letras da UFC, que têm sofrido com a evasão de seus cursos, entre outras razões pela desinformação dos alunos das possibilidades de sua formação, inclusive voltada para a pesquisa. Dentro de suas atividades, o projeto promove a realização de encontros entre os alunos, através das ações integrativas de estudos dirigidos, realizados pelo GEPPELE, através da plataforma SOLAR, seleção de trabalhos para a publicação em periódicos e revistas, divulgação da formação junto aos alunos das linhas de pesquisa e as várias modalidades de investigação possíveis na formação de Letras, com campanhas publicitárias internas ao campus do Benfica e à UFC Virtual; palestras de professores do curso; apresentando as possibilidades de formação e atuação no mercado de trabalho; realização de pesquisas de satisfação e necessidades dos alunos para a melhoria do curso, no que diz respeito à formação para a ciência.
Grupo de estudo online: Trata-se de um Fórum permanente de discussão no qual, os debates dos textos disponibilizados para estudo são realizados com o apoio do Instituto UFC Virtual através da Plataforma SOLAR (Sistema On-line de Aprendizagem). Os textos ficam em um espaço de, no mínimo, 10 dias cada um e a mediação é feita por um dos membros ou professores colaboradores do projeto.
Revista Eletrônica do GEPPELE – Todas essas atividades têm gerado uma produção científica sobre as leituras e publicações realizadas pelos participantes do grupo. No ano de 2011, com a realização do I Colóquio do grupo, publicamos os textos produzidos no encontro. No ano de 2013, dada a necessidade de abrir mais um espaço para a discussão e divulgação das pesquisas da área de espanhol, realizamos o lançamento da Revista Eletrônica do GEPPELE que, desde então, vem servindo de canal de veiculação de trabalhos acadêmicos de vários professores e alunos do país. O periódico conta já com avaliação da CAPES, possui edição semestral e tem o objetivo de publicar textos originais e inéditos de professores, pesquisadores, alunos (vinculados à graduação ou pós-graduação) e professores da rede pública e particular cujas pesquisas e trabalhos acadêmicos tratem de questões relacionadas ao ensino de Espanhol como língua estrangeira, políticas linguísticas e formação de professores de E/LE.
Somada a todas essas ações, bienalmente, realizamos o Colóquio do GEPPELE, que realizou sua quarta edição, reunindo, mais uma vez, pesquisadores de várias partes do país. Neste número da revista, apresentamos os artigos completos de alguns desses trabalhos, selecionado especialmente para este número da revista.
Esperamos contribuir com esta publicação com a ampliação da discussão em torno das duas principais linhas da atuação do GEPPELE: a formação de professores e o ensino e aprendizagem de Língua Espanhola.
Tenham todxs uma excelente leitura!
Cícero Miranda
Organizador

Downloads

Publicado

2020-05-13

Como Citar

Anastácio de Araújo Miranda, C. (2020). Revista Eletrônica do GEPPELE: Edição especial - IV Colóquio do GEPPELE: “Caminhos para a consolidação da formação de professores e do ensino de espanhol no Brasil”. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 6(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/44080