O USO DO TEXTO LITERÁRIO EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Lindenberg Ribeiro da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Maria Inês Pinheiro Cardoso UFC

Palavras-chave:

Texto literário (TL). Ensino de língua espanhola como língua estrangeira (ELE). Centro Cearense de Idiomas (CCI).

Resumo

O uso do texto literário nas aulas de línguas estrangeiras, e de língua espanhola, em particular, é alvo de especial interesse dos docentes dessa área, uma vez que, reconhecida sua importância, sua prática ainda costuma suscitar dúvidas e apreensões. O tema conta com alentada bibliografia, aportes valiosos como o de Maria Dolores Albaladejo García (2007, p. 1), que chama o texto literário de “valioso corpus de língua”; Também Cleudene Aragão e Girlene Silva (Aragão e Silva, 2013, p. 157) que afirmam “Entende-se que, para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, é preciso focar na leitura e, assim, obter outros avanços linguísticos”. Na esteira desses aportes teóricos e valendo-nos das oportunidades que o Centro Cearense de Idiomas oferece, analisamos, no presente trabalho, o uso do texto literário em aulas de espanhol como língua estrangeira. Assim, a metodologia científica adotada será a da pesquisa-ação uma vez que o fazer pedagógico do pesquisador-autor também será objeto deste estudo, que visa beneficiar-se, ele mesmo, da experiência, tanto quanto a seus pares e alunos. Procuramos analisar as atividades com o uso do texto literário no ensino de idiomas com o objetivo de selecionar as que se mostraram mais eficazes, e assim auxiliar professores interessados pela temática. Na análise do fazer pedagógico dos professores são registradas suas metodologias, ferramentas e os materiais usados. No que tange aos alunos, verificam-se, através de questionário, quais as metodologias, as ferramentas e os materiais usados pelos professores que resultaram mais significativos para os estudantes. O resultado da pesquisa é o registro e a análise de uma lista de atividades com o uso de texto literário em aulas de espanhol como língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2021-07-19

Como Citar

Ribeiro da Silva, L., & Pinheiro Cardoso, M. I. (2021). O USO DO TEXTO LITERÁRIO EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 9(1), 35–50. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/71332