EL USO DE CANCIONES Y CÓMICS PARA LA ENSEÑANZA DE ASPECTOS GRAMATICALES EN ESPAÑOL: un informe de prácticas
Palavras-chave:
Residência pedagógica, Ensino de espanhol, Projeto de intervençãoResumo
Neste trabalho, relatamos nossa experiência como participante do Programa Residência Pedagógica – CAPES/UFC, no período de 2018 até 2020, em uma
escola pública de ensino médio de tempo integral de Fortaleza/Ce. A partir desta vivência, fazemos uma reflexão sobre as estratégias de ensino que empregamos para ministrar aulas de espanhol para jovens do ensino médio. Apresentamos nossos planejamentos de aulas e procedimentos didáticos que tiveram como objetivo ensinar a expressão do passado por meio do pretérito perfeito e do indefinido, utilizando, para tanto, os gêneros cómics e canções. Também, discutimos como elaborar técnicas que contribuam efetivamente para a aprendizagem do aluno dessa função linguística. Assumimos como pressuposto teórico que, na prática pedagógica, os recursos concorrem para aumentar a motivação, a confiança e, além do mais, tornar as aulas mais interativas e criativas, com alunos mais dispostos a aprender. Para concretizar e esclarecer nosso objetivo em aulas ministradas durante nosso período de práticas, recorremos as contribuições de Sánchez (2008), Fernandes (2017), Zabala (2000) e Bravo (2015). Nosso itinerário neste artigo se fez com uma primeira parte em que abordamos a importância do processo de formação dos docentes de língua estrangeira, na sequência apresentamos o projeto de intervenção didática que levamos a cabo na escola campo e, em seguida, apresentamos nosso relato sobre nosso período de regência em aulas de espanhol como língua estrangeira.