Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  1. Alunos de graduação deverão apresentar seus trabalhos em coautoria com um professor orientador.
O trabalho completo deve ser apresentado, considerando os seguintes itens:
  1. 1) Sobre a submissão

    Deverão ser enviadas, para o sistema SEER da revista (realize o seu cadastro no sistema aqui), duas versões do trabalho. Uma anônima, na qual não constem os nomes dos autores e uma na qual constem os nomes dos autores (máximo três). Porém, apenas um será o responsável pela submissão e indicado para correspondência. Não será admitida inclusão de autor após o aceite.

    No preenchimento do e-mail, no campo “assunto” incluir Título do trabalho. No corpo do e-mail incluir modalidade e autores.

    2) Sobre o trabalho a ser submetido

    Podem ser submetidos para publicação trabalhos originais inéditos que se enquadrem na política editorial da revista e se classifiquem nos gêneros:

    • Artigos originais (apresentação de resultados de pesquisas inéditas);
    • Resenhas (livros publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos);
    • Relatos de Experiência.
    • Traduções (artigos ou ensaios que representem contribuição à Linguística Aplicada, voltados para o ensino, aquisição, aprendizagem e formação de professores de língua estrangeira, acompanhados de autorização do autor/periódico original).

    Os trabalhos (artigos e resenhas) podem ser escritos em português ou espanhol e devem ter extensão doc., docx. ou odt.

    A revista recebe trabalhos apresentados em eventos, desde que não tenham sido publicados na íntegra em Anais ou que tenham sofrido mais de 50% de modificação da publicação original, representando uma nova versão do trabalho.

    A versão inicial pode ser submetida em qualquer formatação de fácil leitura, respeitando-se os limites de palavras: (1) artigos, relatos de experiência e traduções: de 5.000 à 7.000 palavras e/ou 10 à 20 páginas, incluindo referências, anexos e apêndices; (2) resenhas: de 3 à 5 páginas e/ou 3.000 palavras.

    A estrutura da versão inicial do artigo deve ter:

    Título (no máximo, 15 palavras) em português ou espanhol (conforme a língua usada no corpo do texto);

    Resumo (de 150 a 300 palavras) e três palavras-chave em dois idiomas (conforme a língua usada no corpo do texto); português, espanhol  ou inglês 

    Introdução

    Corpo do texto dividido em seções

    Conclusão ou considerações finais

    Referências (conforme a Guia de referencias da UFC )

    Deverão ser enviadas, para o sistema SEER da revista (realize o seu cadastro no sistema aqui), duas versões do trabalho. Uma anônima, na qual não constem os nomes dos autores e uma na qual constem os nomes dos autores (máximo três). Já para a submissão no site da revista deverá ser enviada apenas versão anônima.

    Na versão anônima, o nome do(s) autor(es) e qualquer forma de identificação de autoria devem ser retirados para permitir a avaliação cega. Se o autor citar trabalhos de sua autoria, deve substituir seu nome por XXXX tanto nas citações, como nas referências, em que também não deve incluir o título, substituindo por XXXXX e incluindo apenas data.

    Em caso de envio de tradução, o(s) autor(es) deve(m) enviar como documentos complementares: (1) a autorização de publicação do autor do original ou do editor da primeira publicação, caso este detenha os direitos autorais; (2) o texto na língua original. Em caso de original publicado na Web, deve vir a indicação da URL. Em caso de textos originais impressos, estes devem ser escaneados e anexados ao e-mail de submissão.

    As imagens, com os devidos créditos, devem vir no corpo do texto,  legendadas e nomeadas conforme a ordenação: Figura 1, Figura 2, e assim por diante.

    Serão aceitas imagens no formato .jpeg, .jpg, com resolução mínima de 300 dpi.

    Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

    3) Sobre a autoria

    São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha titulação.

    São admitidos, no máximo, três autores. Estes devem ser pessoas que contribuíram efetivamente para o trabalho e concordaram com essa indicação, pois assumirão publicamente a responsabilidade pelo conteúdo.

    4) Sobre a versão pós-aceite

    Número de páginas ou palavras

    a) Artigos, relatos de experiências e traduções devem ter, no máximo 20 páginas (ou 7.000 palavras), incluindo referências e anexos ou apêndices;

    b) As Resenhas de, no máximo 05 páginas, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc.,  digitada em formato Word, espaço 1,5, fonte 12, tipo de letra Arial, devem apresentar na primeira página do texto: (i) o título (em português ou espanhol); (ii) a referência completa do livro a ser resenhado. A Revista aceita resenhas de livros de interesse da Linguística, publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há, no máximo, 3 anos.

    Imagens

    As imagens, com extensão .jpeg ou jpg, devem ter resolução mínima de 300 dpi, ter indicação dos créditos e legendas, e ser inseridas no corpo do texto, com numeração sequencial: Figura 1, Figura 2 e assim por diante.

    Os dados apresentados em tabelas e quadros devem ter a indicação da fonte e título.

    Apresentação

    Papel tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte deverá ser Arial, tamanho 12, parágrafo justificado com recuo de 2 cm e espaçamento de entrelinha simples. O arquivo não deve ter marcas de formatação (estilo, tabulações) nem numeração de páginas. (Conforme Guia de Normalização de Artigo em Publicação Periódica Científica)

    Estrutura

    Título do artigo: não deve exceder 15 palavras, iniciando-se na margem superior da folha/página, centralizado, em letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e recomenda-se espaço simples entrelinhas, seguido do subtítulo, se houver. Para diferenciar o subtítulo tipograficamente pode-se utilizar letras minúsculas (de acordo com Guia de normatização supracitado). Resenha não terá título, mas as referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da ABNT;

    Nome do autor: por extenso, com apenas o sobrenome em maiúsculas, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita;

    Vínculo: em nota de rodapé, indicada por asteriscos, deve constar breve currículo, com titulação, vinculação corporativa, cidade, estado e endereço eletrônico, organizada(s) de acordo com as normas do Guia de Normalização de Artigo em Publicação Periódica Científica da UFC ;

    Financiamento: se o autor recebeu auxílio de órgãos de fomento à pesquisa, deve indicar a agência, em nota de rodapé.

    Evento: em caso de trabalho apresentado em evento, devem ser informados, em nota de rodapé, puxada do título, tipo de apresentação (palestra, comunicação, poster) nome do evento, local e data;

    Resumo: deverá conter de 150 a 300 palavras e apresentar os seguintes itens: breve contextualização, tema e/ou o(s) objetivo(s) do trabalho, orientação teórica, metodologia e as conclusões mais relevantes. Deve possuir de 150 a 300 palavras, parágrafo único, verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular. Apresenta-se após os autores, separados por uma linha em branco, com letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e espaço simples entrelinhas. Deverá haver um resumo em uma segunda língua que poderá ser em português ou espanhol (a depender da língua do texto); Resenha não terá resumo;

    Palavras-chave: três à cinco palavras-chave, correspondentes a conceitos gerais do trabalho. Resenhas também devem conter palavras-chave em português ou espanhol (a depender da língua do texto). Justificada, em letras maiúsculas/minúsculas, fonte tamanho 12 e espaço simples entrelinhas, separadas por ponto;

    Corpo do texto: duas linhas abaixo das palavras-chave, entrelinhas simples, fonte tamanho 12, Arial, justificado, adentramento de 2 cm para a margem de parágrafo. A organização das seções em que se divide o texto deve ser elaborada conforme a ABNT NBR 6024. De acordo com a norma nas seções:
    a) devem ser utilizados algarismos arábicos;
    b) deve se limitar a numeração progressiva até a seção quinária;
    c) o indicativo numérico de uma seção antecede seu título, separados por um espaço de caractere em branco e alinhado à esquerda. Não se utiliza qualquer pontuação ou sinal entre o indicativo numérico e o texto;
    d) os títulos das seções devem ser separados dos textos que os precede e os sucede por um espaço simples entre linhas em branco, de forma contínua sem recomeçar a seção em página distinta;
    e) todas as seções devem conter um texto relacionado a elas;
    f) títulos de seções com indicativos numéricos , que ocupem mais de uma linha devem, a partir da segunda linha, ser alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra;
    g) são numeradas as seções dos elementos textuais, ou seja, da introdução à conclusão;
    h) os títulos das seções devem ser destacados gradativamente, da primária à quinária, utilizando se os recursos caixa alta negrito, itálico ou sublinhado e outros, alinhados à esquerda.
    i) resumo no idioma do artigo , resumo em outro idioma, referências, glossário, apêndice anexo e agradecimentos não são numerados. Devem ser centralizados, em letras maiúsculas e em negrito; (página 25 do Guia de normatização)

    Agradecimentos: opcionalmente, apresenta-se após os anexos, se houver, separados por uma linha em branco, com a palavra AGRADECIMENTOS, centralizada, em letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e recomenda-se espaço simples entrelinhas. O texto dos agradecimentos deve ser em fonte tamanho 12, justificado e recomenda-se espaço simples entrelinhas.;

    Referências: Segue-se o Guia de Normalização para Elaboração de Referências da UFC. Alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples de entrelinha e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. A lista de referências encontra-se após os elementos textuais sob o título REFERÊNCIAS, sem indicativo numérico, em negrito, fonte tamanho 12 e centralizado. Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores dispostos em ordem alfabética ou numérica e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, apresentam-se após as conclusões ou considerações finais. As referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução.

    Citações: segue-se o Guia de Normalização para Elaboração de Citações da UFC. O autor deve ser citado entre parênteses, exclusivamente pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação: (NEVES, 2006).

    Se houver coincidência de sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: (LIMA, C., 1999) e (LIMA, R., 2002). Se a coincidência persistir, os prenomes devem vir por extenso: (LIMA, Cláudio, 1999) e (LIMA, Camila, 2002).

    As citações de obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem vir discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética após a data, sem espaço: (GIVÓN, 2002a, 2002b). Se o autor estiver citado no texto, apenas a data virá entre parênteses: Neves (2006) admite mais de uma forma...

    Obras com até três autores, todos devem ter seus sobrenomes indicados, separados por ponto-e-vírgula: (MARTELLOTA; FURTADO; MEDIANEIRA, 2003). Se os autores estiverem incluídos na sentença, devem ser separados por vírgula e pela conjunção “e”: Segundo Cruz, Perota e Mendes (2000, p. 26). Se houver mais de três, indica-se o primeiro sobrenome, seguido de et. al. (MATEUS et al., 1985).

    Em citações diretas, devem ser especificados, após a data, o volume (se houver) e a página das fontes consultadas, precedidos pelos termos que os caracteriza, de forma abreviada: Solomons e Fryhle (2009, v. 2, p. 405). Se o trecho corresponder a um intervalo de páginas, separa-se a inicial da final com hífen: (NEVES, 2006, p.102-110).

    A citação direta, de até três linhas, deve estar inserida em um parágrafo comum do texto, entre aspas duplas sem destaque tipográfico, com indicação das fontes de onde foram retiradas. As aspas simples serão usadas para indicar citação no interior da citação.

    A citação direta, com mais de três linhas, deve constituir parágrafo autônomo, justificado, sem aspas, destacado com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas.

    Destaques em citações podem ser feitos em negrito, itálico ou sublinhado. Deve-se especificar ainda se o destaque faz parte da obra ou foi dado pelo autor do trabalho. Quando o destaque já fizer parte da obra consultada, deve-se utilizar a expressão: grifo do autor; e quando o autor do trabalho destacar algo em citações diretas, após a citação deve-se utilizar a expressão: grifo nosso.

    As citações em línguas estrangeiras devem ser traduzidas no corpo do texto com remissão à nota de rodapé em que será transcrito o trecho original. Utilizar a expressão: tradução nossa.

    Notas: devem ser colocadas ao pé da página e numeradas sequencialmente por algarismos arábicos. Devem ser digitadas dentro das margens, separadas do texto por um filete de 5 cm, a partir da margem esquerda, sem espaço entre elas e com fonte menor (tamanho 10). A partir da segunda linha da mesma nota, são alinhadas abaixo da primeira letra da primeira linha, de forma a destacar o expoente.

13.  As referências bibliográficas devem conter apenas as obras citadas no texto e iniciar, em ordem alfabética:
Alguns exemplos de Referências:
Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do livro (em negrito): (subtítulo, se houver). Edição. Local de publicação: Editora, Data.
Exemplo: STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.
Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome abreviado. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Nome abreviado. Título do livro (em negrito): (subtítulo,se houver). Local de publicação: Editora, Data, páginas inicial e final do capítulo. Exemplo: PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.
Artigo de periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do artigo:
(subtítulo, se houver). Nome do periódico (em negrito), local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação. FURLANETTO, M. M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./ jun. 2004.
Trabalho Acadêmico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título (em negrito): (subtítulo, se houver). Local e ano da defesa ou da apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) – Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino.
Exemplo: CARRARA, A. A. Agricultores e pecuária na capitania de Minas Gerais (1674- 1807). Rio de Janeiro, 1997. 230f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Observação: Para as demais normas não esclarecidas aqui, seguir a normalização atualizada da ABNT.
Os interessados em publicar artigos na Revista Eletrônica do GEPPELE deverão se cadastrar no sistema SEER da revista (realize o seu cadastro no sistema aqui) e enviar os trabalhos em dois arquivos. No 1° arquivo, deve constar o texto completo com a devida autoria (máximo de dois autores), filiação acadêmica e e-mail. No 2° arquivo deve constar o texto sem informação que identifique a autoria, para fins de avaliação pelo Conselho editorial da Revista.
A escolha dos textos a serem publicados é de responsabilidade do Conselho Editorial, nomeado no expediente da Revista, não cabendo recursos às suas decisões, conforme o descrito abaixo:
Processo de avaliação dos trabalhos, pelo conselho editorial da revista eletrônica do GEPPELE

O processo de avaliação utilizado pela revista eletrônica do GEPPELE é o double-blind review. Os artigos enviados sem identificação são salvos numa pasta numerada e uma cópia anônima é enviada aos avaliadores, juntamente com a Ficha de Avaliação. 

Caso sejam aprovados na pré-avaliação, os artigos são encaminhados para dois avaliadores (ver relação de avaliadores no item “Conselho Editorial”) sem a identificação dos autores e instituições (blind review). Em caso de pareceres opostos, o artigo é enviado a um terceiro avaliador. Os nomes dos autores somente serão revelados quando o artigo for publicado.

Para mais informações, entre em contato com o conselho editorial por meio do e-mail revistageppele@ufc.br 

DOSSIÊ

 Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebida a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos(as) editores(as).

COLETÂNEA

 Reúne exclusivamente conjunto de artigos produzidos para conclusão dos cursos de graduação em Letras com habilitação em espanhol, Curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira - CELEST e Pós-graduação em Estudos da Tradução - POET, vinculados à Universidade Federal do Ceará - UFC, já submetidos e aprovados em defesa prescindindo, assim, de avaliação por pares às cegas.

ARTIGOS EM TEMÁTICA LIVRE

Reúne manuscritos inéditos que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica em Linguística Aplicada.

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