PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES DE JUNHO A SETEMBRO DE 2013 A PARTIR DA PROPOSTA DA DEMOCRACIA DELIBERATIVA

Autores

  • Denise Almeida de Andrade Universidade de Fortaleza
  • Roberta Laena Costa Jucá Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Democracia, Participação Política, Manifestação Popular, Democracia Deliberativa

Resumo

A Constituição Federal de 1988 inaugurou uma nova ordem jurídica, rompendo com um regime autoritário e apresentando o pacto democrático e a possibilidade/​necessidade de participação popular para a real existência desse sistema político. No Brasil, às vésperas dos 25 anos da promulgação da CF/​88, garantir a participação popular é um desafio, não só pela apatia da população, mas também pela resistência imposta pelo poder público. Os eventos ocorridos de junho a setembro de 2013 demonstram que é possível romper a barreira do comodismo, mas lançam a dúvida sobre o potencial de se consolidar essas iniciativas. Faz-se necessário refletir sobre esse momento à luz da proposta de uma democracia deliberativa, que de per si mostra-se reptante, em especial, por não se poder antever as reais contribuições que essas mobilizações podem trazer para a democracia brasileira.

Biografia do Autor

Denise Almeida de Andrade, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, bolsista CAPES-PROSUP. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Membro do Instituto Mirá. Professora Universitária.

Roberta Laena Costa Jucá, Universidade de Fortaleza

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professora Universitária. Analista do TRE. Membro do Instituto Mirá.

Referências

AGUIAR, Neuma (Org.). Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte: UFMG.

BARROSO, Luis Roberto. Neoconstitucionalismo e Constitucionalização do Direito (o triunfo tardio do Direito Constitucional no Brasil). In: SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Cláudio Pereira de (Org). A constitucionalização do Direito: fundamentos teóricos e aplicações específicas. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2007.

BERCOVICCI, Gilberto. A Constituição Dirigente e a constitucionalização de tudo (ou do nada). In: SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Cláudio Pereira de (Org). A constitucionalização do Direito: fundamentos teóricos e aplicações específicas. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2007.

BONAVIDES, Paulo. Teoria Constitucional da Democracia Participativa: por um Direito Constitucional de luta e resistência, por uma nova hermenêutica, por uma repolitização da legitimidade. 2. ed. Melheiros: São Paulo, 2003.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 4. ed. Civilização Brasileira, 2003.

CUNHA, Camila Santos da; EPPLE, Cristiane; HERATH, Maikiely. O direito fundamental de participação social no Estado Democrático de Direito. Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI, 2008. Disponível em: <http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/brasilia/04_365.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2012.

GOMES, Wilson. Internet e participação política em sociedades democráticas. Anais do V Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, 2005. Disponível em:< http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/pdf/WilsonGomes.pdf>. Acesso em: 05. jan. 2012.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro. Estudos de teoria política. Traduzido por: George Sperber, Paulo Astor Soethe e Milton Camargo Mota. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

_______. Direito e Democracia. Entre facticidade e validade. V II. Traduzido por: Flávio Beno Siebeneichler. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LIMA, Martonio Mont`Alverne Barreto. Jurisdição Constitucional: um problema da teoria da democracia política. In: SOUZA NETO, Cláudio Pereira de et al. Teoria da Constituição: estudos sobre o lugar da política no Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

LOPES, Ana Maria D`Ávila. A cidadania na Constituição Federal de 1988: redefinindo a participação política. In: BONAVIDES, Paulo; LIMA, Francisco Gérson Marques de; BEDÊ, Fayga Silveira (Coord). Constituição e Democracia: estudos em homenagem a J. J. Gomes Canotilho. Malheiros: São Paulo, 2006.

MAIOR, Jorge Luiz Souto. A vez do direito social e da descriminalização dos movimentos sociais. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo-Carta Maior, 2013.

MOREIRA NETO, Diogo Figueiredo. Direito de participação política. Rio de Janeiro: Renovar, 1992.

ROLNIK, Raquel. As vozes das ruas: as revoltas de junho e suas interpretações. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo-Carta Maior, 2013.

SECCO, Lincoln. As jornadas de junho. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo-Carta Maior, 2013.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 16. ed. São Paulo: Malheiros, 1999.

STRECK, Lenio. O velho travestido de novo e o moralismo do Faustão. Consultor Jurídico. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2013-jun-27/senso-incomum-velho-travestido-moralismo-faustao>. Acesso em: 09 set. 2013.

TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O local e o global: limites e desafios da participação cidadã. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VAINER, Carlos. Quando a cidade vai às ruas. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo-Carta Maior, 2013.

Downloads

Publicado

2014-11-30

Edição

Seção

Doutrina Nacional