Foco e Escopo

A Rev Rene publica trabalhos que não estejam em avaliação em outro periódico simultaneamente. Artigos que apresentarem semelhança, mesmo que em parte do texto, figuras ou tabelas, com outros já publicados serão excluídos do processo de avaliação em qualquer fase. A veracidade das informações e das citações é de responsabilidade exclusiva dos autores. Conceitos, ideias e opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a posição do Conselho Editorial da Rev Rene.

Missão

Promover o desenvolvimento e a troca de conhecimentos relevantes para todas as esferas da prática, do ensino e da pesquisa em saúde e Enfermagem.

Objetivo

Publicar trabalhos originais e inéditos de autores brasileiros e de outros países, que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento da Enfermagem, da saúde e ciências afins.

Breve histórico

A Rev Rene é editada pela Universidade Federal do Ceará, sob a responsabilidade do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Tem sua origem na Rede de Enfermagem do Nordeste (RENE). 

O primeiro volume foi editado no ano 2000 e manteve a periodicidade semestral até 2004. Nesta fase, predominaram artigos produzidos por autores da região Nordeste, porém com a participação de autores de outras regiões. Em 2005, foi estabelecida a quadrimestralidade, conquistando-se as primeiras indexações em bases de dados internacionais. Logo em seguida, o conteúdo tornou-se disponível no formato aberto, por meio eletrônico. Nos anos de 2010 e 2011, a Revista publicou quatro números anuais e um número temático. Em 2012, adotou o sistema SEER, com a edição de cinco números anuais e ampliou suas bases de indexação. Em 2013, tornou-se periódico bimestral e bilíngue. Em 2018, adotou-se a Publicação Continuada (rolling pass) e passou a integrar o Portal de Periódicos da Universidade Federal do Ceará.

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Processo de Avaliação pelos Pares

O método de avaliação escolhido é a Duplo Cega (Double Blind), onde a identidade de autores e avaliadores são omitidas.

Pareceristas

A Rev Rene conta com mais de 150 pareceristas externos para a realização do processo de avaliação.

Revisão por pares

O manuscrito será encaminhado para análise e emissão de parecer por dois relatores (Consultores Ad hoc), pesquisadores de competência estabelecida na área de conhecimento do manuscrito. Durante todo o processo adota-se o sigilo e o anonimato para autor(es) e relator(es). A análise pelos relatores é feita com base no Instrumento de Análise e Parecer.

O Conselho Editorial da Revista tem plena autoridade de decisão sobre a seleção e publicação de manuscritos, quando os mesmos apresentam os requisitos adotados para a avaliação de seu mérito científico, considerando-se sua originalidade, prioridade, oportunidade, clareza e conhecimento da literatura relevante e adequada definição do assunto estudado.

Acompanhamento do processo de avaliação do artigo

O autor poderá acompanhar o fluxo editorial do artigo pelo sistema http://periodicos.ufc.br/rene. As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema.

Periodicidade

A partir de 2018 a Revista adota a Publicação Continuada (rolling pass).

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso aberto (Open Access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Portanto, sem custos para baixar arquivos (download).

Política de Arquivamento

A Rev Rene utiliza o sistema LOCKSS de arquivamento.

O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista, é suportado pelo OJS.

Fontes de Indexação

BDENF - Base de Dados em Enfermagem

BVS - Biblioteca Virtual em Saúde

CINAHL - Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature

CUIDEN - Base de Datos Bibliográfica de la Fundación Index

DOAJ - Directory of Open Access Journals

EBSCO publishing

Google Scholar

LATINDEX - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

PERIÓDICA - Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias

Portal Periódicos CAPES

REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

RedEdit - Red Iberoamericana de Edición Científica en Enfermería

Ren@Enf - Portal de Revistas de Enfermagem

WoS - Emerging Source Citation Index (ESCI)

Web of Science 

 

Propriedade Intelectual

Para a utilização do artigo em acesso aberto, a Rev Rene adota a Licença Creative Commons – Licença CC BY  https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e conferindo os devidos créditos de publicação à Rev Rene. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. 

Fontes de Financiamento

Universidade Federal do Ceará