Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Letras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 
      Antes de ler as Diretrizes para autores, confira a chamada para publicação vigente
   
   A REVISTA DE LETRAS publica trabalhos originais de pesquisadores (doutores) nas áreas de Letras e Linguística. Trabalhos de mestrandos ou doutorandos só serão aceitos quando em regime de coautoria com seu orientador.

    Os originais deverão ser submetidos através do sistema eletrônico da Revista de Letras (http://www.periodicos.ufc.br/revletras/author) em formato eletrônico na extensão .doc sem formato da revista. Os artigos serão enviados a dois pareceristas, que poderão aprovar ou não sua publicação imediata, ou sugerir reformulações.

 

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

 

  • As colaborações devem ser encaminhadas ao Comitê Editorial (e-mail: revistadeletras.ufc@gmail.com ), formatadas em tamanho A4, espaço duplo, Word for Windows, versão recente, fonte Times New Roman 12, rodapés e notas bibliográficas em Times New Roman 10, com 10 páginas, no mínimo e, no máximo, 20 páginas para artigo e 6 páginas para resenha.
  • Na primeira página, deverão constar o título do trabalho em letras maiúsculas e o nome do autor com letras maiúsculas somente nas iniciais. No rodapé, deverá ser indicada a qualificação do autor e, se for o caso, sua condição de bolsista do CNPq, CAPES, FUNCAP, ou outra agência de fomento.
  • Após o título, seguem-se, em itálico, resumo em português e em inglês (abstract), cada um contendo no mínimo 150 palavras, sem parágrafo, seguidos de três palavras-chave (keywords), em cada língua.
  • Todos os quadros, tabelas, ilustrações (figuras) deverão ser digitados em Word for Windows; identificados com numeração, título ou legenda e referidos no texto pela numeração. Ex.: (Quadro 1, Tabela 1, Figura 1, etc.). As ilustrações deverão ser digitalizadas e só serão publicadas em preto e branco. Os exemplos devem ser apresentados em espaço simples, numerados progressivamente em algarismos arábicos.
  • As resenhas deverão trazer a indicação bibliográfica, o nome, a qualificação e a instituição a que pertence seu autor.
  • Os artigos, entrevistas ou resenhas, enviados por e-mail, devem ser acompanhados das seguintes informações: título do trabalho; nome do autor e titulação; função e/ou cargo; unidade e departamento (cidade, estado e país); currículo do autor (de 06 linhas, no máximo, incluindo referência às suas últimas publicações); bem como seus endereços eletrônico e residencial e telefones para contato. 

 

Na formatação do texto, deve-se observar:

a) o uso de itálico para palavras estrangeiras, neologismos, citações, títulos de obras e publicações, com apenas a primeira letra do título em caixa alta;

b) as notas de rodapé devem ser inseridas como tais e não no final do artigo, com os respectivos números de referência – sempre em ordem numérica crescente – subscritos no texto, sem parênteses, imediatamente após a passagem a que se referem;

c) notas de rodapés para referências bibliográficas devem ser evitadas;

d) as indicações bibliográficas no corpo do texto deverão resumir-se à indicação do último sobrenome do autor seguido do ano de publicação da obra. No caso de mais de uma publicação de um autor, com a mesma data, acrescentar a esta a sequenciação alfabética. Ex.: (Coutinho, 1998a; Coutinho, 1998b, etc.).

e) as referências bibliográficas, ao final do texto, deverão observar as normas da ABNT (as mais recentes).

OBS¹.: só devem ser inseridas nas referências bibliográficas as obras efetivamente citadas no corpo do texto.

OBS².: Não Serão aceitas colaborações de alunos da graduação.

  

 

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA CIENTÍFICA

Os artigos publicados por esta revista devem estar em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, assim, indicamos:

1. Os autores devem visitar o website do Committee on Publication Ethics (COPE), que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

- Os artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;

- Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;

- Todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

3. Como medida de prevenção contra o plágio, todos os manuscritos serão verificados pelo software Copia e Cola e Viper.

Incentivamos a leitura das Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica do CNPq e da Cartilha sobre plágio da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

CUSTOS DE PUBLICAÇÃO

Não haverá custos de publicação.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Todos os autores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo.

 

DECLARAÇÃO

Se o manuscrito for aprovado, os autores devem enviar uma declaração informando o título do artigo e precisam declarar que o manuscrito é um trabalho original, que não foi publicado ou não está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou no eletrônico.

Os autores do manuscrito também declaram que:

1. Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
2. O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o e-mail: revistadeletras.ufc@gmail.com.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.