GÊNEROS INSTRUCIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE E PERSPECTIVAS

Autores

  • Leonor Wernek dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sylvia J. S. do Nascimento Fabiani Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo pretende discutir a abordagem dos gêneros textuais instrucionais em duas coleções didáticas de Ensino Fundamental, mostrando a relação teoria-prática entre os pressupostos teórico-metodológicos e as atividades de leitura e produção textual. Começamos discutindo a perspectiva textual sociointeracional presente nos documentos oficiais de ensino e refletida nos livros didáticos, destacando as propostas de dolz eschneuwly, que norteiam muitos desses manuais. A seguir analisamos livros didáticosdestinados ao Ensino Fundamental, enfocando o tratamento dado aos gêneros textuais instrucionais.Palavras-chave: gêneros textuais, ensino, livros didáticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANTOS, Leonor Wernek dos; FABIANI, Sylvia J. S. do Nascimento. GÊNEROS INSTRUCIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE E PERSPECTIVAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1081. Acesso em: 3 dez. 2024.