Edições anteriores
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REVISTA DE LETRAS
v. 2 n. 42 (2023)É com enorme alegria que apresentamos ao público leitor o número 42, segundo volume de 2023, da Revista de Letras da Universidade Federal do Ceará – UFC. Neste pequeno universo de textos destinados aos Estudos da Linguagem apresentamos 18 artigos de pesquisadores nacionais que versam sobre a língua(gem) em diferentes níveis de produção, recepção e funcionamento na sociedade, a partir de diferentes perspectivas e vertentes epistemológicas, inter-relacionando, de forma produtiva, estudos linguísticos, discursivos e literários, situados histórico e culturalmente, em textos verbais e não verbais, orais, escritos e digitais.
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REVISTA DE LETRAS
v. 1 n. 42 (2023)Este número da Revista de Letras da UFC, dedicado à tradução comentada, conta com 25 textos. Eles compreendem traduções comentadas de poemas, contos, capítulos de livros, ensaios e artigos, além de uma resenha.
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REVISTA DE LETRAS
v. 2 n. 41 (2022)Nesta edição especial da Revista de Letras, em homenagem ao professor Joaquim Dolz, reunimos artigos que discutem sobre o ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras no Brasil, na Suíça, no México e em Portugal, destacando questões relacionadas à produção oral e escrita e também à leitura, com foco em conceitos desenvolvidos por este estudioso e pela sua equipe de pesquisa.
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REVISTA DE LETRAS
v. 1 n. 41 (2022)A presente publicação concentra parte dos resultados desenvolvidos em decorrência do IV Workshop em LT. Esta Edição Especial da Revista de Letras/UFC nos presenteia com 13 trabalhos (11 artigos e duas traduções) das professoras e professores que discutiram com seus pares e com o público esta importante temática durante o evento.
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REVISTA DE LETRAS
v. 2 n. 40 (2021)Esse número dedicado à “Tradução, recepção e circulação da literatura brasileira” está ligado à História da Tradução da Literatura Brasileira, à crítica da literatura e à circulação da literatura brasileira em outras línguas e culturas. Os textos aqui reunidos podem contribuir para a História da Literatura Brasileira Traduzida como parte integrante, em diferente medida, da História da Literatura Ocidental e da História da Literatura Mundial.
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REVISTA DE LETRAS
v. 1 n. 40 (2021)À luz da fala de William Labov sobre o significado social da variação linguística, apresentamos aos leitores o número 40, primeiro volume de 2021, da Revista de Letras da Universidade Federal do Ceará - UFC, trazendo a público diversos estudos da área de Sociolinguística, produzidos por pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Esse volume traz estudos que fomentam análises e reflexões sobreas gramáticas das línguas, sobre história das línguas, sobre o ensino de línguas maternas etc. Além disso,brinda o seu leitor com pesquisas que averiguam como certas mudanças foram consolidadas, como deter-minadas variações refletem a vida dos indivíduos, que fatores contribuíram e quais são, ainda, os contextosde resistência de determinadas variantes da língua e, não menos importante, o papel da variação linguísticana sociedade, incluindo um conjunto de crenças, atitudes e avaliações sobre essas formas linguísticas.
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REVISTA DE LETRAS
v. 2 n. 39 (2020)Apresentamos aos leitores o segundo volume de 2020 da Revista de Letras, que traz ao público estudos das áreas de Linguística e Literatura, produzidas por pesquisadores de onze universidades, de diferentes regiões do Brasil. -
REVISTA DE LETRAS
v. 1 n. 39 (2020)O tema desse número temático “Tradução, internacionalização e práticas culturais” está ligado à História da Tradução e dos Tradutores. A literatura traduzida ocupa um lugar importante no conjunto da produção literária mundial e tem desempenhado uma posição de destaque na formação e na renovação das diferentes literaturas nacionais. Neste sentido, o presente número procura abrir novos horizontes para a reflexão sobre o estatuto das literaturas no mapa-múndi da literatura (Pascale Casanova), isto é, contribuir para a História da Tradução.
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REVISTA DE LETRAS
v. 2 n. 38 (2019)Essa Edição Temática da Revista de Letras tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores que se interessam em estudar a língua sob a perspectiva funcionalista. O Paradigma Funcionalista caracteriza-se por investigar a língua em uso, buscando compreender como os aspectos cognitivos e comunicativos envolvidos na comunicação humana determinam a organização e o funcionamento das unidades linguísticas. Para esse paradigma, a língua é vista como um instrumento de interação social, e a expressão linguística serve de mediação, pois suas funções decorrem do contexto de interação verbal e dos propósitos comunicativos de seus usuários. Longe de ser um sistema isolado, a língua é o resultado das escolhas pragmáticas e contextuais centradas no uso, operadas por falantes reais em situações reais de comunicação. Os artigos reunidos nessa Edição Temática devem contribuir, portanto, com a descrição e análise de dados reais de uso da língua a partir do aparato teórico-metodológico funcionalista.
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REVISTA DE LETRAS
v. 1 n. 38 (2019)O Ensino da Literatura constitui um desafio que sempre se atualiza ao longo da História. Já entre os gregos e romanos, o assunto se bifurcou entre Retórica e Poética, ramos que disputaram o prestígio de quantos se dedicaram às Letras até o advento do Iluminismo. Nos dois últimos séculos, a complexificação da sociedade repercutiu em demandas tanto da sociedade burguesa, quando o Ensino da Literatura se estendeu a uma camada mais ampla da população, como daquelas deflagradas pela ascensão da classe trabalhadora, na Revolução de Outubro centenária, com a universalização do usufruto do patrimônio literário.
O que se percebe é que o Ensino da Literatura reflete os valores do tempo histórico em que se insere. Exemplo disso é a transição que se deu entre as crestomatias que extrapolaram os limites do século XIX, marcadamente moralistas, e o conceito de letramento literário, das últimas décadas do século XX, que resulta de toda uma revolução de conceitos linguísticos e psicopedagógicos, mas não só, já que toda uma articulação epistemológica se faz necessária a uma cultura pedagógica que dê conta da Literatura como objeto de conhecimento, de criação e de fruição.
Na expectativa de produções sincronizadas com a pesquisa contemporânea sobre o Ensino da Literatura, a atual edição da Revista de Letras convoca autoras e autores a apresentarem trabalhos que envolvam questões como a fruição do texto literário, o letramento literário, a acessibilidade, o papel da biblioteca escolar, a adequação do livro didático, a importância dos suportes que põem o texto literário em circulação, a relação entre o discurso literário e as diversas artes e formas de conhecimento, a memória e identidade, a representação da infância e da adolescência, as questões relacionadas à Literatura Infantil, ao gênero, às minorias étnicas e à diversidade cultural diatópica e diacrônica, com ênfase para as contribuições culturais formadoras da multifacetada cultura brasileira, como a ameríndia, a africana e a ibérica, agregadas ou não sob a lusofonia, a recepção do cânone e as questões ideológicas inerentes às escolhas da práxis pedagógica.
Que o resultado dessas contribuições venham a constituir um documento que, permitindo aquilatar os esforços de pesquisa de nosso tempo sobre o Ensino da Literatura, traga não apenas soluções, mas sobretudo desafios como legado às próximas gerações. -
REVISTA DE LETRAS V. 1, N, 35 (2016)
v. 1 n. 35 (2016)O presente número da Revista de Letras da UFC contempla a produção científica de docentes de sete diferentes Instituições de Ensino Superior, seis do Brasil e um de uma universidade do exterior. São oito artigos que abordam questões de Linguística, Tradução e Literatura, em diferentes abordagens. -
REVISTA DE LETRAS V. 2, N, 34 (2015)
v. 2 n. 34 (2015)Este número da Revista de Letras da UFC apresenta artigos originalmente apresentados no I Simpósio de Linguística Textual, realizado em novembro de 2015. O evento partiu de uma iniciativa do Protexto – Grupo de Pesquisa em Linguística, criado em 2001, composto por docentes e discentes da Universidade Federal do Ceará, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e de outras instituições de ensino superior do país. O grupo, vinculado à linha de pesquisa intitulada Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, desenvolve pesquisas com foco em referenciação, intertextualidade e argumentação. Esses temas são estudados em correlação com as noções de texto, discurso e gênero do discurso. -
REVISTA DE LETRAS V. 1, N, 31 (2012)
v. 1 n. 31 (2012)Esta edição da Revista de Letras, da Universidade Federal do Ceará, reúne artigos com resultados de pesquisas desenvolvidas nas áreas de investigação relacionadas à Linguística de Texto, Análise do Discurso e Aquisição da Linguagem. São trabalhos de professores de várias instituições do país, cujos nomes já são conhecidos no cenário nacional pelo trabalho sério e dedicado às pesquisas, mas também estudos de pesquisadores recém-ingressos no meio acadêmico, cujas pesquisas se revelam importantes e necessárias ao desenvolvimento da ciência da linguagem.