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  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 2 No. 42 (2023)

    It is with great joy that we present to the reading public Issue 42, the second volume of 2023, of the Revista de Letras of the Federal University of Ceará - UFC. In this small universe of texts aimed at Language Studies, we present 18 articles by national researchers who deal with language at different levels of production, reception and functioning in society, from different perspectives and epistemological strands, productively interrelating linguistic, discursive and literary studies, situated historically and culturally, in verbal and non-verbal, oral, written and digital texts.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 1 No. 42 (2023)

    Este número da Revista de Letras da UFC, dedicado à tradução comentada, conta com 25 textos. Eles compreendem traduções comentadas de poemas, contos, capítulos de livros, ensaios e artigos, além de uma resenha.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 2 No. 41 (2022)

    Nesta edição especial da Revista de Letras, em homenagem ao professor Joaquim Dolz, reunimos artigos que discutem sobre o ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras no Brasil, na Suíça, no México e em Portugal, destacando questões relacionadas à produção oral e escrita e também à leitura, com foco em conceitos desenvolvidos por este estudioso e pela sua equipe de pesquisa.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 1 No. 41 (2022)

    A presente publicação concentra parte dos resultados desenvolvidos em decorrência do IV Workshop em LT. Esta Edição Especial da Revista de Letras/UFC nos presenteia com 13 trabalhos (11 artigos e duas traduções) das professoras e professores que discutiram com seus pares e com o público esta importante temática durante o evento.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 2 No. 40 (2021)

    Esse número dedicado à “Tradução, recepção e circulação da literatura brasileira” está ligado à História da Tradução da Literatura Brasileira, à crítica da literatura e à circulação da literatura brasileira em outras línguas e culturas. Os textos aqui reunidos podem contribuir para a História da Literatura Brasileira Traduzida como parte integrante, em diferente medida, da História da Literatura Ocidental e da História da Literatura Mundial.

  • Revista de Letras, Número 40, Volume 2

    REVISTA DE LETRAS
    Vol. 1 No. 40 (2021)

    À luz da fala de William Labov sobre o significado social da variação linguística, apresentamos aos leitores o número 40, primeiro volume de 2021, da Revista de Letras da Universidade Federal do Ceará - UFC, trazendo a público diversos estudos da área de Sociolinguística, produzidos por pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. Esse volume traz estudos que fomentam análises e reflexões sobreas gramáticas das línguas, sobre história das línguas, sobre o ensino de línguas maternas etc. Além disso,brinda o seu leitor com pesquisas que averiguam como certas mudanças foram consolidadas, como deter-minadas variações refletem a vida dos indivíduos, que fatores contribuíram e quais são, ainda, os contextosde resistência de determinadas variantes da língua e, não menos importante, o papel da variação linguísticana sociedade, incluindo um conjunto de crenças, atitudes e avaliações sobre essas formas linguísticas.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 2 No. 39 (2020)

    Apresentamos aos leitores o segundo volume de 2020 da Revista de Letras, que traz ao público estudos das áreas de Linguística e Literatura, produzidas por pesquisadores de onze universidades, de diferentes regiões do Brasil.
  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 1 No. 39 (2020)

    O tema desse número temático “Tradução, internacionalização e práticas culturais” está ligado à História da Tradução e dos Tradutores. A literatura traduzida ocupa um lugar importante no conjunto da produção literária mundial e tem desempenhado uma posição de destaque na formação e na renovação das diferentes literaturas nacionais. Neste sentido, o presente número procura abrir novos horizontes para a reflexão sobre o estatuto das literaturas no mapa-múndi da literatura (Pascale Casanova), isto é, contribuir para a História da Tradução.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 2 No. 38 (2019)

    Essa Edição Temática da Revista de Letras tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores que se interessam em estudar a língua sob a perspectiva funcionalista. O Paradigma Funcionalista caracteriza-se por investigar a língua em uso, buscando compreender como os aspectos cognitivos e comunicativos envolvidos na comunicação humana determinam a organização e o funcionamento das unidades linguísticas. Para esse paradigma, a língua é vista como um instrumento de interação social, e a expressão linguística serve de mediação, pois suas funções decorrem do contexto de interação verbal e dos propósitos comunicativos de seus usuários. Longe de ser um sistema isolado, a língua é o resultado das escolhas pragmáticas e contextuais centradas no uso, operadas por falantes reais em situações reais de comunicação. Os artigos reunidos nessa Edição Temática devem contribuir, portanto, com a descrição e análise de dados reais de uso da língua a partir do aparato teórico-metodológico funcionalista.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 1 No. 38 (2019)

    O Ensino da Literatura constitui um desafio que sempre se atualiza ao longo da História. Já entre os gregos e romanos, o assunto se bifurcou entre Retórica e Poética, ramos que disputaram o prestígio de quantos se dedicaram às Letras até o advento do Iluminismo. Nos dois últimos séculos, a complexificação da sociedade repercutiu em demandas tanto da sociedade burguesa, quando o Ensino da Literatura se estendeu a uma camada mais ampla da população, como daquelas deflagradas pela ascensão da classe trabalhadora, na Revolução de Outubro centenária, com a universalização do usufruto do patrimônio literário.
    O que se percebe é que o Ensino da Literatura reflete os valores do tempo histórico em que se insere. Exemplo disso é a transição que se deu entre as crestomatias que extrapolaram os limites do século XIX, marcadamente moralistas, e o conceito de letramento literário, das últimas décadas do século XX, que resulta de toda uma revolução de conceitos linguísticos e psicopedagógicos, mas não só, já que toda uma articulação epistemológica se faz necessária a uma cultura pedagógica que dê conta da Literatura como objeto de conhecimento, de criação e de fruição. 
    Na expectativa de produções sincronizadas com a pesquisa contemporânea sobre o Ensino da Literatura, a atual edição da Revista de Letras convoca autoras e autores a apresentarem trabalhos que envolvam questões como a fruição do texto literário, o letramento literário, a acessibilidade, o papel da biblioteca escolar, a adequação do livro didático, a importância dos suportes que põem o texto literário em circulação, a relação entre o discurso literário e as diversas artes e formas de conhecimento, a memória e identidade, a representação da infância e da adolescência, as questões relacionadas à Literatura Infantil, ao gênero, às minorias étnicas e à diversidade cultural diatópica e diacrônica, com ênfase para as contribuições culturais formadoras da multifacetada cultura brasileira, como a ameríndia, a africana e a ibérica, agregadas ou não sob a lusofonia, a recepção do cânone e as questões ideológicas inerentes às escolhas da práxis pedagógica. 
    Que o resultado dessas contribuições venham a constituir um documento que, permitindo aquilatar os esforços de pesquisa de nosso tempo sobre o Ensino da Literatura, traga não apenas soluções, mas sobretudo desafios como legado às próximas gerações.

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 2 No. 37 (2018)

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 1 No. 37 (2018)

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 2 No. 36 (2017)

  • REVISTA DE LETRAS
    Vol. 1 No. 36 (2017)

  • REVISTA DE LETRAS V. 1, N, 35 (2016)
    Vol. 1 No. 35 (2016)

    O presente número da Revista de Letras da UFC contempla a produção científica de docentes de sete diferentes Instituições de Ensino Superior, seis do Brasil e um de uma universidade do exterior. São oito artigos que abordam questões de Linguística, Tradução e Literatura, em diferentes abordagens.
  • REVISTA DE LETRAS V. 2, N, 34 (2015)
    Vol. 2 No. 34 (2015)

    Este número da Revista de Letras da UFC apresenta artigos originalmente apresentados no I Simpósio de Linguística Textual, realizado em novembro de 2015. O evento partiu de uma iniciativa do Protexto – Grupo de Pesquisa em Linguística, criado em 2001, composto por docentes e discentes da Universidade Federal do Ceará, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e de outras instituições de ensino superior do país. O grupo, vinculado à linha de pesquisa intitulada Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, desenvolve pesquisas com foco em referenciação, intertextualidade e argumentação. Esses temas são estudados em correlação com as noções de texto, discurso e gênero do discurso.
  • REVISTA DE LETRAS V. 1, N, 31 (2012)
    Vol. 1 No. 31 (2012)

    Esta edição da Revista de Letras, da Universidade Federal do Ceará, reúne artigos com resultados de pesquisas desenvolvidas nas áreas de investigação relacionadas à Linguística de Texto, Análise do Discurso e Aquisição da Linguagem. São trabalhos de professores de várias instituições do país, cujos nomes já são conhecidos no cenário nacional pelo trabalho sério e dedicado às pesquisas, mas também estudos de pesquisadores recém-ingressos no meio acadêmico, cujas pesquisas se revelam importantes e necessárias ao desenvolvimento da ciência da linguagem.
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