VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NUMA ZONA RURAL PORTUGUESA: ESTUDO DIALETOLÓGICO
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir para umconhecimento mais pormenorizado de determinadas característicaslinguísticas sujeitas a mudança nos falarespopulares da área geográfica do concelho do Fundão(Portugal), à luz das contribuições da SociolinguísticaVariacionista e da Geografia Linguística. Privilegiando-se,assim, uma abordagem sociolinguística, pretendemos descreveruma variedade do Português Europeu contemporâneo:o falar ou variedade da Beira-Baixa, e, em particular,do Concelho do Fundão. É, deste modo, nosso objetivoexplicitar as circunstâncias em que determinados fonemassão espontaneamente produzidos, avaliar a frequência derealização de variáveis linguísticas previamente selecionadase detetar a sua distribuição em função de grupossociais diversos.Através das quarenta e três entrevistas aplicadas,caracterizaremos os seguintes fenómenos: a monotongaçãodo ditongo ei; a palatalização de /u/ em [y]; a palatalizaçãocondicionada de /a/ em [ε]; a palatalização do /o/ provenienteda monotongação do antigo ditongo [ow] em [ø]; alabialização da vogal /e/ em [oe].Palavras-Chave: Variação, Sociolinguística, FenómenosFonético-Fonológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
NUNES, Maria Celeste; OSÓRIO, Paulo. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NUMA ZONA RURAL PORTUGUESA: ESTUDO DIALETOLÓGICO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2378. Acesso em: 4 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).