EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS: O DEBATE CONTINUA
Resumo
As línguas encontram nos empréstimos lingüísticos uma rica fonte de atualização lexical. Essa atualização deve-se principalmente aos avanços tecnológicos e à busca de novas formas de expressão pelo homem. Nesta perspectiva, os empréstimos serão aqui tratados como fonte enriquecedora dos sistemas lingüísticos não podendo, portanto, ser tomados como ameaças ou mesmo elementos nocivos às línguas receptoras. Este trabalho tem, conseqüentemente, como objetivo principal mostrar que o uso de empréstimos não constitui ameaça a unidade nacional, não impede a intercomunicação entre indivíduos como também não corrompe a língua nacional. Para darmos conta da tese aqui defendida, baseamos nossos argumentos em Farias (2001), Faraco (2001) e Carvalho (1989). Palavras-chave: lexicologia; empréstimos lingüísticos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PEIXOTO FARIAS, Emilia Maria. EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS: O DEBATE CONTINUA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2394. Acesso em: 6 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).