O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital

  • José Wellithon Batista Zacarias Faculdade Leão Sampaio
  • Isabel Cristina Gonçalves Santos Batista Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • José Adailson de Albuquerque Pereira Universidade Regional do Cariri (URCA)
Palavras-chave: Consumismo, Consumo Compartilhado, Era Digital, Redes Sociais, Economia Compartilhada

Resumo

No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.
Publicado
2017-11-02
Como Citar
ZACARIAS, J. W. B.; BATISTA, I. C. G. S.; PEREIRA, J. A. DE A. O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital. Informação em Pauta, v. 2, n. Especial, p. 181-196, 2 nov. 2017.