O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital

José Wellithon Batista Zacarias, Isabel Cristina Gonçalves Santos Batista, José Adailson de Albuquerque Pereira

Resumo


No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.

Palavras-chave


Consumismo; Consumo Compartilhado; Era Digital; Redes Sociais; Economia Compartilhada

Texto completo:

PDF HTML


DOI: http://dx.doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Informação em Pauta

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista filiada a:

  Crossref Member Badge

 

Indexadores e diretórios: