O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
DOI :
https://doi.org/10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653Mots-clés :
Consumismo, Consumo Compartilhado, Era Digital, Redes Sociais, Economia CompartilhadaRésumé
No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.