Usuários surdos e acessibilidade à informação em sítios web do governo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43206.219-220

Palavras-chave:

Acessibilidade à informação, Estudo de usuários, Práticas Informacionais, Surdos, Sítios web governamentais, Tecnologia Assistiva, Libras

Resumo

As práticas informacionais dos usuários relacionam sua necessidade, como ele busca, recupera e acessa a informação. Com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) o processo de busca da informação tornou-se mais dinâmico, o que não significa que é acessível, se considerarmos os diversos perfis e comportamentos dos usuários, incluindo os Surdos. A presente pesquisa identifica a satisfação do usuário Surdo na acessibilidade à informação em sítios web do governo brasileiro. Os objetivos específicos do estudo são: (1) conhecer o perfil sociodemográfico do usuário Surdo; (2) investigar as práticas informacionais do usuário Surdo relacionadas aos sítios Web do governo brasileiro; (3) identificar os fatores que impactam na acessibilidade à informação em sítios Web do governo brasileiro; (4) descrever as principais dificuldades enfrentadas pelo usuário Surdo relacionadas à acessibilidade em sítios Web do governo brasileiro. A investigação está situada na Ciência da Informação no campo de Estudos de Usuários da Informação de forma interdisciplinar e contempla conceitos, principalmente, da Informática, da Linguística e da Comunicação. Apresenta característica descritiva, natureza aplicada, horizonte temporal transversal e abordagem de métodos mistos. Os procedimentos metodológicos têm origem no levantamento, na análise do conteúdo e no estudo comparativo. Os instrumentos de coleta foram produzidos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e aplicados por meio de entrevista e da realização de tarefas no computador com quatro docentes Surdos, residentes no DF e que atuam na docência da Libras em instituições de ensino superior. Constatou-se que os participantes utilizam, diariamente, o celular e acessam aplicativos de comunicação e interagem pela troca de mensagens de texto, imagem e vídeo. Todos os docentes conseguiram cumprir as tarefas, mas pontuaram dificuldades de acesso à informação, principalmente, devido ao excesso de texto e termos desconhecidos. Os docentes Surdos sugerem o aumento de conteúdo em Libras na web para que os usuários da língua de sinais sejam contemplados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Doutoranda em Ciência da Informação na UnB. É professora de informática no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Referências

ACESSIBILIDADE em ambientes culturais. Notícia. ONU cria novo símbolo para acessibilidade. 21 ago. 2015. Disponível em: https://acessibilidadecultural.wordpress.com/2015/08/21/onu-cria-novo-simbolo-para-acessibilidade/ Acesso em: 17 jun. 2019.
AKAICHI, Tatianne; MANABE, Viviane Magda Marque Luiz; BARTALO, Linete; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Comportamento informacional no uso de sistemas de informação: o caso do SICOR. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 27, n. 2, p. 31-46, jul./dez. 2013.
ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de Libras como segunda língua e as formas de registrar uma língua visuo-gestual: problematizando a questão. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, São Leopoldo, v. 10, n. 19, 2012. Disponível em: < http://www.revel.inf.br/files/6e9e138e1df0292c48e355324465cb64.pdf > Acesso em:05 mar. 2018.
ALMEIDA, Daniela Pereira dos Reis de; ANTONIO, Deise Maria; BOCCATO, Vera Regina Casari; GONÇALVES, Maria Carolina; RAMALHO, Rogério Aparecido Sá. Paradigmas Contemporâneos da Ciência da Informação: a recuperação da informação como ponto focal. Revista Eletrônica Informação e Cognição, Marília, v. 6, n. 1, p. 16-27, 2007.
AMORIM, Marcelo Lúcio Correia de; ASSAD, Rodrigo; LOSCIO, Bernadette Farias; FERRAZ, Felipe Silva; MEIRA, Silvio Romero de Lemos. RybenáTV: Solução para Acessibilidade de Surdos para TV Digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB, 16., 2010, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte, MG: SBC, 2010, v. 1, p. 243-248. Disponível em: <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp/servlet/Trabalho?id=9917>. Acesso em: 22 mai. 2018
AMORIM, Marcelo Lúcio Correia de; SOUZA, Fernando da Fonseca de; GOMES, Alex Sandro. Educação a Distância para Surdos: acessibilidade de plataformas virtuais de aprendizagem. Curitiba: Appris, 2016.
APLICATIVO alagoano Hand Talk é eleito o melhor do mundo em concurso. Produção do G1 Alagoas. Notícia. 05.fev 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/02/aplicativo-alagoano-hand-talk-e-eleito-o-melhor-do-mundo-em-concurso.html> Acesso em: 02 mai. 2018.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Abordagem interacionista de estudos de usuários da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 2-32, set. 2010.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.22, n.1, p. 145-159, jan./abr. 2012.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários da informação: comparação entre estudos de uso, de comportamento e de práticas a partir de uma pesquisa empírica. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./jun. 2016.
ARAÚJO, Vânia Maria Rodrigues Hermes. Usuários: uma visão do problema. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.3, n. 2, p. 175-192, 1974.
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; TARAPANOFF, Kira. Precisão no processo de busca e recuperação da informação: uso da mineração de textos. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, p. 236-247, set./dez. 2006.
ANDRIOLI, Mary Grace Pereira; VIEIRA, Cláudia Regina; CAMPOS, Sandra R. L. Uso das tecnologias digitais pelas pessoas surdas como um meio de ampliação da cidadania. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 8, 2013. Anais... Londrina, PR, 2013. ISSN 2175-960X.
ASES. Sobre o Software. 2018. Disponível em: <https://softwarepublico.gov.br/social/ases/>. Acesso em: 08 set. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15599. Acessibilidade - comunicação na prestação de serviços. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de Usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-192, 2007.
BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BARBOSA, Glívia Angélica Rodrigues. Caracterização da interação social de usuários surdos em redes sociais online: um estudo de caso no Orkut. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARTALO, Linete; ZANINELLI, Thais Batista. Comportamento informacional: um estudo do acesso, da busca e do uso da informação pelos usuários com deficiência auditiva. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013. Anais... Florianópolis, SC, 2013. Disponível em: <https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1516 >. Acesso em: 27 ago. 2018.
BASSO, Guilherme José; PRIETCH, Soraia Silva. Acessibilidade em Websites de Instituições Escolares com foco no Atendimento aos Usuários Surdos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 22., 2016, p. 835-844. Anais... Uberlândia, MG: SBIE, 2016.
BASTOS, Karolina Vieira da Silva. Os desafios encontrados no acesso à informação digital por pessoas com deficiência visual. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
BERG, Carlos Henrique. Avaliação de ambientes virtuais de Ensino aprendizagem acessíveis através de Testes de usabilidade com emoções. 2013. 71 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
BHATTACHERJEE, Anol. Social science research: principles, methods, and practices. USF Tampa Bay Open Access Textbooks Collection. Book 3. 2012.
BISOL, Cláudia Alquati; VALENTINI, Carla Beatris; SIMIONI, Janaína Lazzarotto; ZANCHIN, Jaqueline. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, p.147-172, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a08.pdf> Acesso em: 21 out. 2018.
BORKO, Harold. Information Science: what is it? American Documentation, v. 19, n. 1, p. 3-5, 1968.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 16 jan.2017.
BRASIL. Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 03 dez. 2004. Seção 1, p. 5. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=03/12/2004&jornal=1&pagina=5>. Acesso em: 18 dez. 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Seção 1, p. 28. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/12/2005&jornal=1&pagina=28>. Acesso em: 20 jun. 2019.
BRASIL. Decreto Legislativo nº 186, de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 10 jul. 2008. Seção 1, p. 1. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2008/decretolegislativo-186-9-julho-2008-577811-norma-pl.html> Acesso em: 31 ago. 2018.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 26 ago. 2009. Seção 1, p. 3. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em: 16 jan.2017.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Seção 1, p. 23. Disponível em: < http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=23&data=25/04/2002>. Acesso em: 16 jan. 2017.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Seção 1, p. 1, Edição Extra. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm> Acesso em: 01/09/2018.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 07 jul. 2015. Seção 1, p. 2. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=07/07/2015>. Acesso em: 09 jun.2018.
BRASIL. Cartilha do Censo 2010 – pessoas com deficiência. Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4a Edição Revista e Atualizada. Brasília, 2012. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencaopessoascomdeficiencia.pdf>. Acesso em: 21 jul.2017.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Evolução da Internet no Brasil e no Mundo. Secretaria de Política de Informática e Automação. Brasília: abril, 2000. Disponível em: < http://www.faeterj-rio.edu.br/downloads/bbv/0032.pdf > Acesso em: 16 jul. 2017.
BRASIL. Ministério da Economia. Receita Federal. Interface de atendimento. Cidadão. IRPF. 2018. Apresentação. Obrigatoriedade. 26 fev. 2018. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018/apresentacao/obrigatoriedade> Acesso em: 21 set. 2018.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Departamento de Governo Eletrônico. eMAG: Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. Versão 3.1. abr. 2014a. Disponível em: <http://emag.governoeletronico.gov.br/>. Acesso em: 27 ago. 2018.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. eMAG Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. Brasília: MP/MEC, 2014b. Disponível em: <http://www.governoeletronico.gov.br/documentos-e-arquivos/eMAGv31.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2018.
BRASIL. Senado Federal. Rádio Senado. Uso de libras e legendas poderá ser obrigatório em propagandas eleitorais e partidárias. 25 nov. 2016. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/uso-de-libras-e-legendas-podera-ser-obrigatorio-em-propagandas-eleitorais-e-partidarias>. Acesso em: 21 jul.2017
BRASIL. Ministério da Saúde. 2017. Campanhas Publicitárias. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/campanhas-publicitarias>. Acesso em: 16 jan.2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Políticas asseguram permanência de deficientes visuais na escola. Inclusão. Aplicativo de jornal para os surdos é lançado pela TV Ines. 06 nov. 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/205-1349433645/56961-aplicativo-de-jornal-para-os-surdos-e-lancado-pela-tv-ines>. Acesso em: 09 set. 2018.
BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. TSE. Resolução nº 23.551, de 18 de dezembro de 2017. Dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/legislacao-tse/res/2017/RES235512017.html> Acesso em: 17 jun. 2019.
BRASIL registra redução de 2,88% no número de acessos em operação na telefonia móvel em 12 meses. Dados: Agência Nacional de Telecomunicações, 30 abr. 2018. Página principal, destaques. 2018a. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1/283-brasil-tem-236-2-milhoes-de-linhas-moveis-em-janeiro-de-2018> Acesso em: 30 ago. 2018.
BRASIL encerrou o mês de março com 40,46 milhões linhas fixas em serviço. Dados: Agência Nacional de Telecomunicações, 08 mai. 2018. Página principal, destaques. 2018b. <http://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1/331-brasil-tem-40-55-milhoes-linhas-fixas-em-operacao-no-mes-de-fevereiro> Acesso em: 30 ago. 2018.
BUSH, Vannevar. As we may think. Atlantic Monthly, v. 176, n.1, p. 101-108, 1945.
CALABREZ, Ana Paula Aparecida; DZIABAS, Maria Cristina Cavarette. Avaliação da acessibilidade da página web do Portal de Busca Integrada SIBiUSP. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação, 25., 2013, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, SC: FEBAB, 2013. Disponível em: <https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1292>. Acesso em: 10 set. 2018.
CALVA GONZÁLEZ, Juan Jose. La investigación acerca del usuario de la información. Investigación Bibliotecológica, Cidade do México, v. 26, n. 56, p. 7-10, jan./abr., 2012.
CÂMARA paulista para inclusão da pessoa com deficiência. Notícias. Juiz determina multas para propaganda eleitoral sem Libras. Disponível em: https://www.camarainclusao.com.br/noticias/juiz-determina-multas-para-propaganda-eleitoral-sem-libras/ Acesso em: 17 jun. 2019.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IRaMuTeQ. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: <http://iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-portugais-22-11-2018> Acesso em: 29 ago. 2019.
CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Deit-Libras. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. Vol. 1. Sinais de A a H. São Paulo: EDUSP, 2001.
CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., Belo Horizonte, 2003. Anais... Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2003. Disponível em: <http://www.capurro.de/enancib_p.htm>. Acesso em: 04 out. 2018.
CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.
CARNEIRO, Naiany de Souza. E-acessibilidade: uma análise do portal governamental do estado da Paraíba com foco nos usuários surdos. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, ed. 2, 1999.
CASTRO, Fernanda. G. A. Soares; CALIXTO, Hector Renan da Silveira. Português para surdos e as tecnologias digitais. Journal of Research in Special Educational Needs, Singapura, v. 16, n. 1, p. 870–875, 2016.
CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. 2014. 259 f. Projeto Varlibras. Tese (Doutorado em Linguística) - Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/17728 > Acesso em: 01 set. 2019.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.24, n.1, p. 13-18, jan./abr. 2014.
CHALHUB, Tânia. Acessibilidade a museus brasileiros: reflexões sobre a inclusão de surdos. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 7, n. 2, p. 328-344, 2014. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/17428>. Acesso em: 10 set. 2018.
CHALHUB, Tânia; GOMES, Marisa. Museus como atividade educativa: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Londrina, 19, 2018, p. 5806-5826. Anais ... Londrina: ENANCIB, 2018. Disponível em: < http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1172 > Acesso em: 12 ago. 2019.
CHAVEIRO, Neuma; BARBOSA, Maria Alves; PORTO, Celmo Celeno; MUNARI, Denise Bouttelet; MEDEIROS, Marcelo; DUARTE, Soraya Bianca Reis. Atendimento à pessoa surda que utiliza a língua de sinais, na perspectiva do profissional da saúde. 2010. Revista Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 15, n. 4, p. 639-645, out./dez., 2010.
CIANTELLI, Ana Paula Camilo; LEITE, Lúcia Pereira. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 3, p. 413-428, Jul.-Set., 2016.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Censo da Web.br 2011: Dimensões e características da WEB brasileira: um estudo do ".gov.br". TIC Web - Relatório de Indicadores gov.br. São Paulo, 2011. Disponível em: <https://cetic.br/publicacao/dimensoes-e-caracteristicas-da-web-brasileira/> Acesso em: 29 set. 2018.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Domicílios 2016. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2016. São Paulo, 2017a. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_2016_LivroEletronico.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Domicílios 2017. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2017. São Paulo, 2018. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic_dom_2017_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 13 out. 2019.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Governo Eletrônico 2017. Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Setor Público Brasileiro – TIC Governo Eletrônico 2017. São Paulo, 2017b. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_eGOV_2017_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018.
CONEGLIAN, André Luís Onório; CASARIN, Helen de Castro Silva. Caracterização do comportamento informacional de pós-graduandos deficientes auditivos/surdos: um estudo de caso. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASIL, 1, 2007. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://cutter.unicamp.br/document/index.php?did=23459&opt=4>. Acesso em: 06 mai.2017
CONVENÇÃO sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Produção de Antonio Ferreira. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia> Acesso em: 21 jul.2017.
CORDEIRO, Wandegreice Santana. 2017. 136 f. Internet e práticas sociais: identidades e “vozes surdas” em comunidades virtuais. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
CORRADI, Juliane Adne Mesa. Ambientes informacionais digitais e usuários surdos: questões de acessibilidade. 2007. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.
CORRADI, Juliane Adne Mesa; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Diretrizes de acessibilidade digital em websites: arquitetura da informação para infoinclusão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador, BA. Anais... Salvador, BA: UFBA, 2007. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/viiienancib/paper/viewFile/2910/2037>. Acesso em: 23 mai. 2018.
CORRADI, Juliane Adne Mesa; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio . Ambientes informacionais digitais acessíveis a minorias linguísticas surdas: cidadania e/ou responsabilidade social. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa., PB. Anais... Joao Pessoa, PB: Ideia, 2009. p. 1-20. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3361/2487> Acesso em: 23 mai. 2018.
COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 92-117, 2010.
COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira; RAMALHO, Francisca Arruda. Para além dos estudos de uso da informação arquivística: a questão da acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 39 n. 2, p.129-143, maio/ago, 2010. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1283 > Acesso em: 26 out. 2016.
COSTA, Márcia Cordeiro; SANTOS, Joseane Cantanhede. Bibliotecário de referência e acessibilidade atitudinal: o olhar sobre a mediação da informação ao usuário com deficiência. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE USO E USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO, 1., 2017, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: UFC, 2017, p. 1-25. Disponível em: <http://eneu2017.ufc.br/index.php/eneu/1/paper/view/21>. Acesso em: 16 jul. 2017.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.
CUNHA, Murilo Bastos. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 10, n. 2, jul./dez. 1982.
CUNHA, Murilo Bastos. Das bibliotecas convencionais às digitais: diferenças e convergências. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 2-17, jan./abr. 2008.
CUNHA, Murilo Bastos; AMARAL, S. A.; DANTAS; E. B. Manual de Estudo de Usuários da Informação. São Paulo: Atlas, 2015.
CUSIN, Cesar Augusto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Inclusão digital via acessibilidade web. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 45-65, março, 2009.
DALL AGNOL, Anderson; SONZA, Andrea Poletto; CARNIEL, Everaldo. Recursos de Tecnologia Assistiva e sua Aplicabilidade Pedagógica. In: SONZA, Andrea Poletto; SALTON, Bruna Poletto; STRAPAZON, Jair Adriano. (Org.). O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva. Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves, 2015. cap. 7, p. 108-164.
DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa, In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 21ª ed., 2002. p. 31-50.
DIAS, Cláudia. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003. 296 p.
DICIONÁRIO HOUAISS. Acessibilidade. 13 ago. 2018. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-3/html/index.php#1> Acesso em: 13 ago.2018.
DIRETORIA de Tecnologia da Informação. IFB publica Relatório Circunstanciado de Acessibilidade Digital. IFB. Reitoria. 09 jan. 2017. Disponível em: <http://www.ifb.edu.br/reitori/13046-ifb-publica-relatorio-circunstanciado-de-acessibilidade-digital>. Acesso em: 20 ago. 2018.
DUARTE, Rosália. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Revista Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004.
FARIA-NASCIMENTO, Sandra Patrícia. 2009. 325 f. Representações lexicais da Língua de Sinais Brasileira: uma proposta lexicográfica. Tese (Doutorado em Linguística) - Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/6547 > Acesso em: 10 out. 2018.
FARIAS, Álisson de Lima; BRITO, Rozimar Rodrigues de; SILVA, Adriano Patrício da; ALMEIDA, Leonardo Rodrigues de; CASTRO NETO, Mariano de. Avaliação de acessibilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem utilizando o método automático de avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016, Campina Grande, PB. Anais... Campina Grande, PB: UEPB, p. 1-11, 2016.
FAULSTICH, Enilde. Dicionário enciclopédico ilustrado trilingue da língua de sinais brasileira. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 24, número especial, p. 197-201, jul./dez. 2006. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/11261/10757 > Acesso em: 14 out. 2019.
FELIPE, Tanya Amara. Libras em Contexto: curso básico - livro do estudante. 8ª ed., Rio de Janeiro: WalPrint Gráfica e Editora, 2007.
FERREIRA, Elanna Beatriz Americo; CRUZ, Rúbia Wanessa dos Reis; SANTOS, Ismael Rodrigues dos. Acessibilidade nos sítios de Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil: Uma análise por meio do AcessMonitor. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA EM INFORMAÇÃO, 13., 2017, Salvador, BA. Anais... Salvador, BA: UFBA, 2017, p. 10-23. Disponível em: <http://www.cinform2017.ufba.br/modulos/gerenciamentodeconteudo/docs/366_anais%2027_02_cinform.pdf >. Acesso em: 08 set. 2018.
FIGUEIREDO, Nice Menezes. Estudos de usuários como suporte para planejamento e avaliação de sistemas de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 2, p. 127-135, 1985. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/v/a/2194>. Acesso em: 12 Jul 2018.
FIGUEIREDO, Nice Menezes. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994. 154 p.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLOR, Carla da Silva; VANZIN, Tarcisio; ULBRICHT, Vânia. Recomendações da WCAG 2.0 (2008) e a acessibilidade de surdos em conteúdos da WEB. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n.2, p. 161-168, Abr.-Jun., 2013.
FOLCO, Patricia M. Las tecnologías de información y comunicación como herramientas para la apropiación de la lecto-escritura en sordos e hipoacúsicos. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, v. 54, n. 1, outubro, 2010.
FRAGA, Carolina Lima. Usabilidade do Portal de Serviços e Informações de Governo segundo o ponto de vista do cidadão. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
GALVÃO, Laura Santiago; SANTOS, Iramaia Ferreira Santana; SANTOS, Maria Cristina. Acessibilidade na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT): as ações do Setor de Atendimento a Criança e ao Adolescente Surdo (SACAS). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS BRAILLE, 8., 2014, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP: FEBAB, 2014. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/333>. Acesso em: 30 ago. 2018.
GANDRA, Tatiane Krempser; DUARTE, Adriana Blgliolo Sirihal. Interlocuções entre a análise de domínio e os estudos de usuários da informação: contribuições para uma abordagem sociocognitiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), v. 14, 2013. Anais... Florianópolis: ENANCIB, 2013.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GOETTERT, Nelson. Tecnologias digitais e estratégias comunicacionais de surdos: da vitalidade da língua de sinais a necessidade da língua escrita. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.
GOMES, Claudiana Almeida de Souza. 163 f. 2013. Direito à informação do surdo: usabilidade e acessibilidade nos espaços virtuais de bibliotecas universitárias federais brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2013.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. O objeto de estudo da Ciência da Informação: paradoxos e desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 19, n. 2, p. 117-122, jul/dez. 1990. Disponível em: < http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/332 > Acesso em: 01 nov. 2018.
GOULART, Andrea Heloiza. Adolescência, internet e práticas informacionais. 2018. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: < http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/32018 >. Acesso em: 05 set. 2019.
HENRIQUE, Dyego Ramos. Língua de Sinais Brasileira: análise de campanhas do Ministério da Saúde na perspectiva da pessoa surda. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) – Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Ceilândia, 2018. Disponível em: <http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/31597>. Acesso em: 11 jun. 2018.
HOTT, Daniela Francescutti Martins; RODRIGUES, Georgete Medleg; OLIVEIRA, Laís Pereira de. Acesso e acessibilidade em ambientes web para pessoas com deficiência. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 12, n. 4, p. 45-52, 2018.
INAL, Yavuz; ISMAILOVA, Rita. Effect of human development level of countries on the web accessibility and quality in use of their municipality websites. Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, Reino Unido, Springer Nature, p. 1-11, 2019.
INCLUSIVE: inclusão e cidadania. Novo símbolo da acessibilidade. 04 ago.2015. Disponível em: <http://www.inclusive.org.br/arquivos/28238> Acesso em: 10 jan. 2019.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. IFSC. Campus Palhoça Bilíngue. 2019. Notícia. O Campus. Disponível em: <http://www.palhoca.ifsc.edu.br/index.php/o-campus>. Acesso em: 18 dez. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. INEP. Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. 2. ed. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1473851> Acesso em: 25 set. 2018.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTTIONS. IFLA. Diretrizes para serviços de biblioteca para surdos. Editado por John Michael Day; tradução Ana Maria V. C. Duckworth. Prefácio para a edição brasileira Leland Emerson McCleary. 2. ed. 2000. Série Publicações Ocasionais, No. 1. São Paulo, A Escola do Futuro, Universidade de São Paulo. (IFLA Professional Reports: 62). Disponível em: <http://especial.futuro.usp.br/documentos/guiaifla.rtf>. Acesso em: 08 set. 2018.
INTERNATIONAL ORGANISATION FOR STANDARDISATION. ISO. ISO 9241-11: Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs). Part 11 - Guidelines for specifying and measuring usability. Gènève: ISO (1999).
INTRODUCTION to Web Accessibility and W3C Standards. Produção do W3C. 2017. Vídeo (4 min e 7 seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=20SHvU2PKsM>. Acesso em: 28 ago. 2018.
KADE, Adrovane; NASCIMENTO, Gleison Samuel do; SALTON, Bruna Poletto; POTAPCZUK, Diego de Oliveira; SOARES, Fernando Sebenello; ALMEIDA, Jucélia Poletto; NERVIS, Lael; MORO, Ricardo. Acessibilidade Virtual. In: SONZA, Andrea Poletto et al. (Org.). Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves, 2013. cap. 5, p. 313-357. (Série Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica). Disponível em: < https://cta.ifrs.edu.br/livro-acessibilidade-e-tecnologia-assistiva-pensando-a-inclusao-sociodigital-de-pessoas-com-necessidades-especiais/ >. Acesso em: 10 jan.2018.
KAFURE, Ivette. Usabilidade da imagem na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. 2004. 328 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2004. Disponível em: < http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/5864 > Acesso: 17 ago. 2019.
KAFURE, Ivette; ROCHA, Suzana; RODRIGUES, Vivianne; SOUZA, Alessandra; BASTOS, Karolina; RAPOSO, Patrícia; MALHEIROS, Tânia; BOERES, Sônia; FEITOSA, Ailton. A terminologia no estudo do usuário da informação. Biblios, Brasília, n. 51, p. 1-19, 2013. Disponível em: < http://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/87 > Acesso em: 10 jul. 2018.
KAFURE, Ivette; PEREIRA, Jorge Luís Barreto. Aspectos emocionais e cognitivos do usuário na interação com a informação: um estudo de caso no Laboratório de Inovações Tecnológicas para Ambientes de Experiência (ITAE). Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.21, n.3, p.222-239, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v21n3/1981-5344-pci-21-03-00222.pdf > Acesso em: 09 mar. 2018.
KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique Medeiros. Metodologia da pesquisa: Guia Prático. Itabuna, BA: Via Litterarum, 2010.
KHULTHAU, Carol C. Inside the Search Process: information seeking from the user's perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991.
KULPA, Cínthia Costa; PINHEIRO, Eluza Toledo; SILVA, Régio Pierre da. A influência das cores na usabilidade de interfaces através do design centrado no comportamento cultural do usuário. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, Número Especial, p.119-136. João Pessoa: Outubro, 2011.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v26n69/a04v2669 > Acesso em: 01 mar. 2019.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; GURGEL, Taís Margutti do Amaral. Perfil de tradutores-intérpretes de Libras (TILS) que atuam no ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.17, n.3, p.481-496, Set.-Dez., 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbee/v17n3/v17n3a09.pdf > Acesso em: 21 out. 2018.
LAZZARIN, Fabiana Aparecida Ramos; SILVA, Hellosman de Oliveira; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. Acessibilidade na web no contexto e na perspectiva da ciência da informação no Brasil: reflexões sobre os validadores de acessibilidade brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador, BA. Anais... Salvador, BA: UFBA, 2016. Disponível em: < http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000022009/14fa90b6e9567197618cd24e48d33efb >. Acesso em: 08 set. 2018.
LOPES, Cristiano Aguiar. Exclusão Digital e a Política de Inclusão Digital no Brasil – o que temos feito? Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, Aracaju, v. 9, n. 2, p. 1-16, mai./ago., 2007.
MACHADO, Paulo César. Integração/inclusão na escola regular: um olhar do egresso surdo.. In: QUADROS, Ronice Muller (Org.) Estudos Surdos I. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2006. cap. 2, p. 38-75.
MALHEIROS, Tânia Milca de Carvalho. Necessidade de informação do usuário com deficiência visual: um estudo de caso da Biblioteca Digital e Sonora da Universidade de Brasília. 2013. 306 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: < http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/14147 > Acesso em: 02 fev. 2018.
MALHEIROS, Tânia Milca de Carvalho. Produtos e serviços de informação para pessoas com deficiência visual. 2019. 561 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: < http://www.repositorio.unb.br/handle/10482/34969 > Acesso em: 28 set. 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MAROUN, Cristiane Ribeiro Gomes Bou. A multimodalidade textual no livro didático de português. Dissertação (Mestrado em Linguística, Línguas Clássicas e Vernácula) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/handle/10482/8854?mode=full > Acesso em: 04 ago. 2017.
MARQUES, Rodrigo Rosso. Educação de Jovens e Adultos: um diálogo sobre a educação e o aluno surdo. In: QUADROS, Ronice Muller; PERLIN, Gladis (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2007. cap. 5, p. 132-149.
MARTÍN MORENO, Carmen. Metodología de investigación en estudios de usuarios. Revista General de Información y Documentación, Madri, v. 17, n. 2, p. 129-149, 2007.
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; FLORIANO, Rita de Cássia; GIMENEZ, Nádia Dolores. Algumas Tecnologias Aplicadas na Área da Surdez. Revista Intellectus. São Paulo, v. 9, n. 25, 2013. Disponível em: < http://www.revistaintellectus.com.br/ArtigosUpload/25.267.pdf > Acesso em: 20 dez. 2017.
MARTINS, Lívia Maria Ninci; LINS, Heloísa Andreia de Matos. Tecnologia e educação de surdos: possibilidades de intervenção. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 188-206, maio/ago. 2015.
MATSUBARA, Sibele Sachie. O uso de aplicativos digitais na comunicação dos surdos: estudo de caso sobre suas preferências. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
MATTAR, João. Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; CHAGAS, Gleison José do Nascimento. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 67-94, jan./abr., 2008.
MENDES, Núbia Flávia Oliveira. 2019. 243 f. Informações centrais de medicamento em Libras: Tradução comentada para instituir o direito e o acesso linguístico dos surdos na área da saúde. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MEZZAROBA, Mariana Pessini; ALMEIDA, Thábata Clezar de; ULBRICHT, Vânia Ribas; VANZIN, Tarcísio; FADEL, Luciane Maria. Acessibilidade em portais de Governo Eletrônico do Poder Judiciário. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 93-104, 2016.
MIGLIOLI, Sarah. Apropriação da informação por surdos no ambiente web à luz da Ciência da Informação. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://ridi.ibict.br/handle/123456789/845> Acesso em: 11 jun. 2018.
MIGLIOLI, Sarah; SOUZA, Rosali Fernandez de. Aspectos sociais da ciência da informação e uso da informação por sujeitos surdos na web. In: MOLLICA, Maria Cecília de Magalhães; PATUSCO, Cynthia Aparecida Pereira; BATISTA, Hadinei Ribeiro (Orgs.). Sujeitos em ambientes virtuais. Parábola: 2015. cap. 3, p. 49-65.
MIRANDA, Dayse Garcia. Material didático digital: nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais? Texto Livre, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 185-198, jul./dez. 2016.
MIRANDA, Sulamita Nicolau de; MIRANDA, Marcos Luiz Cavalcanti de. Bibliotecas universitárias e a acessibilidade aos usuários surdos e com deficiência auditiva. Informação@Profissões, Londrina, v. 4, n. 2, p. 04-19, jul./dez. 2015.
MIRANDA, Sulamita Nicolau de; COSTA, Márcia Valéria da Silva de Brito; SILVA, Márcia Monteiro da. O usuário surdo e a acessibilidade no sistema de bibliotecas da Unirio. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp., p. 2008-2019, 2017.
MOREIRA, Falk Soares Ramos. História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior no DF. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade Católica de Brasília, 2014.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo. Ciência da Informação, Brasília, v. 23, n. 3, p. 309-317, set./dez. 1994.
NASCIMENTO, Cristiane Batista do. Alfabeto manual da língua de sinais brasileira (Libras): uma fonte produtiva para importar palavras da língua portuguesa. Revista Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 14, p. 33-55, 2011.
NASCIMENTO, Jefferson Corrêa; PANTOJA, Wallace Wagner Rodrigues. Entre outros – diálogos surdos e (des)usos de aparelhos celulares na escola. In: JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO, 1, Brasília. Anais... Brasília, DF. p. 249-254, 2016. Disponível em: <http://novapaideia.org/tmp/AnaisIJorneduc_atualizado.pdf> Acesso em: 02.mai 2018.
NEVES, Dayane Bevilaqua; FELIPE, Ilana Mirian Almeida; NUNES, Serlyjane Penha Hermano. Atendimento aos surdos nos serviços de saúde: acessibilidade e obstáculos. Revista Infarma, Brasília, v. 28, n. 3, p. 157-165, 2016.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE - OMS. Relatório Mundial sobre a Deficiência. World Health Organization, The World Bank; tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. 334 p. São Paulo: SEDPcD, 2012.
ORRÚ, Sílvia Ester. A inclusão menor: um ensaio inspirado na Obra “Kafka”, de Deleuze e Guattari. Revista Educação em Foco, v. 19, n. 28, p. 47-73, mai./ago. 2016.
OSSADA, Sandra Aparecida Ribeiro Ossada; RODRIGUES, Silvia Cristina Martini. Uma análise de softwares para inclusão de deficientes auditivos na educação à distância. Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec Indaiatuba, Indaiatuba, n. 13, 2015. Disponível em: <http://reverte.fatecid.com.br/index.php/revista/article/view/165/135> Acesso em: 22 mai. 2018.
PACHECO, Humberto S.; AMORIM, Patrícia F.; BARBOSA, Priscyla G. F.; FERREIRA, Simone B. L. Análise comparativa das ferramentas de avaliação de acessibilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS, 15., 2016, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP: SBC, 2016. Disponível em: < http://nau.uniriotec.br/index.php/publicacoes/artigos-de-congressos-ou-conferencias/176-analise-comparativa-das-ferramentas-de-avaliacao-de-acessibilidade>. Acesso em: 10 set. 2018.
PADILHA, Adelmo Vieira. Usabilidade na Web: uma Proposta de Questionário para Avaliação do Grau de Satisfação de Usuários do Comércio Eletrônico. 2004. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Departamento de Informática e Estatística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
PAYNE, Geoff; PAYNE, Judy. Key Concepts inSocial Research. London: Sage Publications Ltda., 2004.
PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Gislane Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória da Conquista, v. 7, n. 10, p. 151-174, 2010.
PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de. Ouvinte: o outro do ser surdo. In: QUADROS, Ronice Muller de. (Org). Estudos Surdos I. Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2006. cap. 5, p. 166-185. (Séries Pesquisas). Disponível em: < http://www.editora-arara-azul.com.br/ParteA.pdf> Acesso em: 30 ago. 2018.
PERLIN, Gladis; STROBEL, Karin. Fundamentos da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2008.
PIVETTA Elisa Maria; SAITO, Daniela Satomi; ULBRICHT, Vânia Ribas. Surdos e Acessibilidade: Análise de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 1, p. 147-162, Jan.-Mar. 2014.
POPPER, Karl Raimund. Objective Knowledge. An Evolutionary Approach. Oxford: Clarendon Press, 1973.
PORTELA, Miguel Ângelo Bueno; PORTELA, Daniel Arcanjo Bueno. Acessibilidade e o uso da biblioteca por usuários Surdos: estudo de caso com estudantes Surdos do curso à distância de Letras-Libras da Universidade de Brasília. 154 f. Monografia (graduação) - Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
QUADROS, Ronice Müller de. History of SignWriting. Chapter 9 - Um capítulo da história do SignWriting. 1999. Disponível em: <http://www.signwriting.org/library/history/hist010.html> Acesso em: 20 out. 2018.
QUADROS, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
QUADROS, Ronice Müller de; SOUZA, Saulo Xavier. Aspectos da tradução/encenação na Língua de Sinais Brasileira para um ambiente virtual de ensino: práticas tradutórias do curso de Letras Libras. In: QUADROS, Ronice Müller de (Org.). Estudos Surdos III. Petrópolis: Arara Azul, 2008. cap. 8, p. 170-209.
QUADROS, Ronice Müller de; CAMPELLO, Ana Regina e Souza. A constituição política social e cultural da língua brasileira de sinais – Libras. In: VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; LOPES, Maura Corcini. (Orgs.), Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Edunisc: 2010.
QUEIROZ, Marco Antonio de. Acessibilidade Legal. Métodos e Validadores de Acessibilidade Web. 04 abr. 2008. Disponível em: <http://www.acessibilidadelegal.com/13-validacao.php>. Acesso em: 07 set. 2018.
QUELER, Jefferson José. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: II: da Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 414 p. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 20, n. 42, p. 395-398, jul./dez. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ha/v20n42/16.pdf > Acesso em: 14 out. 2019.
RAMALHO, F.; HAMAD, H.; GUIMARÃES, Í. J. B. Comportamento Informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 230-256, 2016.
REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA. RNP. A história por trás dos 20 anos da internet comercial no Brasil. 2017. Disponível em: <https://www.rnp.br/destaques/historia-por-tras-20-anos-internet-comercial-brasil>. Acesso em: 23 jul.2017.
REIS, Tatiane Folchini dos; KIRCHOF, Edgar Roberto. Uma análise dos surdos como sujeitos bilíngues nas redes sociais. In: CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello (Orgs.). Língua Brasileira de Sinais e tecnologias digitais. Porto Alegre: Penso, 2019. cap. 9, p. 143-156.
REZENDE, André Luiz Andrade. EASY: Novas Perspectivas na Educação a Distância para o Deficiente Visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 18., 2007, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP: SBIE, p. 31-40, 2007. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/553>. Acesso em: 07 set. 2018.
ROCHA, Janicy Aparecida Pereira; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Diretrizes de acessibilidade web: um estudo comparativo entre as WCAG 2.0 e o e-MAG 3.0. Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 2, p. 73-86, jan./jun. 2012.
ROCHA, Suzana Francisca da; KAFURE, Ivette. O fator emocional na interação entre o usuário e a Revista Ibero-americana de Ciência da Informação – RICI. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 6, n. 2, p. 56-70, ago./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/8973/7661>. Acesso em: 21 fev.2017
ROCHA, Valdirene Poçani da. As tecnologias de comunicação digital na inclusão do surdo: o caso do whatsapp. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2015.
ROCHA, Cleomar; MELGAÇO, Sarah Caetano de. O uso de aplicativos para tradução de Libras. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM MÍDIAS INTERATIVAS, 5. 2018, Goiânia, GO. Anais... Goiânia: Media Lab, 2018. Disponível em: < https://siimi.medialab.ufg.br/up/777/o/4_-_Sarah_Melgaco.pdf > Acesso em: 04 jan. 2019.
SALTON, Bruna Poletto; DALL AGNOL, Anderson; TURCATTI, Alissa. Manual de Acessibilidade em documentos digitais. Bento Gonçalves, RS: Centro Tecnológico de Acessibilidade, 2017.
SANTOS, Adriana Peres Almeida; CARLI, Braulio; CANO, Priscila Fiorelli. A acessibilidade da informação para deficientes visuais e auditivos. Revista Anagrama, São Paulo, v. 4, n.4, jun./ago. 2011.
SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos. Acessibilidade e usabilidade na busca e recuperação da informação por usuários surdos em um site. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7., 2016, São Carlos, SP. Anais... Campinas: Galoá, 2018. Disponível em: <https://proceedings.science/cbee7/papers/acessibilidade-e-usabilidade-na-busca-e-recuperacao-da-informacao-por-usuarios-surdos-em-um-site?lang=pt-br> Acesso em: 10 set. 2019.
SANTOS, Sylvana Karla Da Silva de Lemos; TEIXEIRA, Laysse Noleto Balbino; KAFURE, Ivette. Acessível Para Quem? Uma Análise da Acessibilidade em Sítios Institucionais. In: Sánchez, J. (Org.) Nuevas Ideas en Informática Educativa, Santiago de Chile, v. 14, p. 487-492, 2018.
SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos; KAFURE, Ivette; TUXI, Patrícia. Acesso à informação em imagens de campanhas publicitárias do Ministério da Saúde, Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 14, n. 1, p. 46-57, 2019.
SANZ CASADO, Elias. La realización de estudios de usuarios: una necesidad urgente. Revista General de Información y Documentación, Madrid, v. 3, n. 1, p. 154-166, 1993.
SARACEVIC, Tefko. Interdisciplinary nature of information Science. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 36-41, 1995.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, pp. 4-62, jan./jun. 1996.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre Deficiência na Era da Inclusão. Mídia e Deficiência - Agência de Notícias dos Direitos da Infância e da Fundação Banco do Brasil. Brasília, p. 160-165, 2002.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, v. 12, p. 10-16, 2009.
SEaD. Universidade Federal de São Carlos. Notícia: SEaD promove acessibilidade nos cursos de graduação a distância. Disponível em: <http://www.sead.ufscar.br/news/sead-promove-acessibilidade-nos-cursos-de-graduacao-a-distancia> Acesso em: 16 jan.2017.
SEKARAN, Uma. Research methods for business: a skill-building approach. New York, USA: John Wiley & Sons, c2003.
SENDOV, Blagovest. Entrando na era da informação. Estudos Avançados, v. 8, n. 20, p. 28-32, 1994.
SILVA, Tania Carla da; SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos. A necessidade de informação e o uso de tecnologias pelas pessoas surdas. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA, 6., Brasília, DF, 2017. Anais... Brasília, DF: Editora IFB, 2018, p. 19-23. Disponível em: <http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/issue/view/86> Acesso em: 02.mai 2018.
SIMÃO, João Batista. Universalização de serviços públicos na Internet para o exercício da cidadania: análise crítica das ações do governo federal. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
SIMÃO, João Batista; RODRIGUES, Georgete. Acessibilidade às informações públicas: uma avaliação do portal de serviços e informações do governo federal. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 81-92, maio/ago. 2005.
SIQUEIRA, Ana Clara Baptistella; SILVA, Clarisa de Paula. Dar voz a quem não é ouvido: Barreiras enfrentadas pelo surdo no acesso à informação televisiva. In: CICLO DE DEBATES SOBRE JORNALISMO, 9., 2013. Anais... Curitiba, PR: Unibrasil, 2013, p. 1-14. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernoscomunicacao/article/view/2018/1593>. Acesso em: 01 set. 2018.
SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 15-32, jul./dez., 1999.
SOARES, Luiz Augusto de Carvalho Francisco; SOUZA, Layla Kelly Lopes de; SOUZA JÚNIOR, Armando Araújo de; NOGUEIRA, Ricardo Jorge da Cunha Costa. Análise das condições de acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva em unidades públicas de saúde do município de Manaus. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 92-105, 2014. Disponível em: <https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/article/view/2043> Acesso em: 21 out. 2018.
SONZA, Andréa Poletto. Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual. 2008. 313 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SONZA, Andréa Poletto; FÉO, Fabíola; PAGANI, Josiane. Necessidades Educacionais Especiais. In: SONZA, A. P. et al. (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves, 2013a. cap. 2, p. 67-155. (Série Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica). Disponível em: <https://cta.ifrs.edu.br/livro-acessibilidade-e-tecnologia-assistiva-pensando-a-inclusao-sociodigital-de-pessoas-com-necessidades-especiais/>. Acesso em: 02.mai 2018.
SONZA, Andréa Poletto; FAÇANHA, Agebson; FÉO, Fabíola; PAGANI, Josiane; GATTO, Juliano; MACHADO, Marco André Santos; MAIA, Nádia; CAINELLI, Rodrigo; FERNANDES, Woquiton Lima. Tecnologia Assistiva e Software Educativo. In: SONZA, A. P. et al. (Org.). Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de PNEs. Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves, 2013b. cap. 4, p. 199-311. (Série Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica). Disponível em: <https://cta.ifrs.edu.br/livro-acessibilidade-e-tecnologia-assistiva-pensando-a-inclusao-sociodigital-de-pessoas-com-necessidades-especiais/>. Acesso em: 07.jan 2019.
SOUSA, Joana Belarmino de. Mídias digitais: acessibilidade na web e os desafios para a inclusão informacional. In: NUNES, Pedro (Org.). Mídias Digitais e Interatividade, João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 397 p. 2009. p. 275-294.
SOUZA, Flávia Moreno Alves; KAFURE, Ivette. Impacto do fator emocional no usuário quando da recuperação de informação da homepage do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites do Ministério da Saúde. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, ISSN 1983-5213, Brasília, v. 10, n. 1, p. 164-184, jan./jul. 2017.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4ª. ed. Florianópolis, Editora da UFSC, 2018.
STUMPF, Marianne Rossi. Práticas de Bilinguismo – Relato de Experiência. Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p. 285-291, jun. 2006. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/809>. Acesso em: 24 jul. 2018.
TANGARIFE, Timóteo; MONT’ALVÃO, Cláudia. Estudo comparativo utilizando uma ferramenta de avaliação de acessibilidade para Web. In: Latin American Conference on Human-Computer Interaction, 5., 2005. Anais... ACM Digital Library: Cuernavaca, México. p. 313-318, 2005.
TEIXEIRA, Laysse Noleto Balbino. Acessibilidade do Catálogo em Linha para Usuário com Deficiência Visual. 2018. 233 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
THOMA, Adriana da Silva; PELLANDA, Nize Maria Campos. As novas tecnologias como mediadoras nos processos de in/exclusão dos surdos na escola e na sociedade. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 3, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10544>. Acesso em: 21 jul.2017.
TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Comunicação museológica e ação educativa inclusiva: mudança de paradigmas. In: CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer. (Org). Acessibilidade em Ambientes Culturais: relatos de experiências. Porto Alegre: Marcavisual, 2014. p. 14-33.
TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel; ALVES, João Bosco da Mota. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, 2002.
TUXI, Patrícia. A atuação do intérprete educacional no ensino fundamental. 2009. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
TUXI, Patrícia. A terminologia na língua de sinais brasileira: proposta de organização e de registro de termos técnicos e administrativos do meio acadêmico em glossário bilíngue. 2017. 232f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
TV INES. Tecnologias em Libras. Comunicação virtual. 10 out. 2014. Vídeo (12 min 51 seg). Disponível em: <http://tvines.org.br/?p=5481>. Acesso em: 25 jul. 2019.
TV INES. Manuário. Marianne Stumpf. 01 set. 2017. Vídeo (8 min 14 seg). Disponível em: <http://tvines.org.br/?p=16562>. Acesso em: 05 set. 2018.
TV INES. Fica a Dica - CPF. 29 jun. 2018. Vídeo (3 min 33 seg). Disponível em: < http://tvines.org.br/?p=18332 >. Acesso em: 15 out. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. UFMG. Símbolo Acessível em Libras. Set. 2013. Disponível em: < https://www.ufmg.br/marca/libras/#variacoes> Acesso em: 10 jan.2019.
VILLASEÑOR RODRÍGUEZ, Isabel; CALVA GONZÁLEZ, Juan José. El perfil del usuario 2.0 de la información audiovisual y textual: análisis y discusión. In: CALVA GONZÁLEZ, Juan José (Org.) Usuarios 2.0 de la información audiovisual y textual, 103 p. Madrid: 2017. Série: Usuários de la Información.
W3C. Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. 2008. Disponível em: <https://www.w3.org/TR/WCAG20/>. Acesso em: 05 out. 2018.
W3C BRASIL. Cartilha Acessibilidade na WEB. Fascículo 1 - Introdução. 2013a. Disponível em: <http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html> Acesso em: 27 ago. 2018.
W3C BRASIL. Cartilha Acessibilidade na WEB. Fascículo 2 - Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web. 2013b. Disponível em: < http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-II.html> Acesso em: 27 ago. 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos. Usuários surdos e acessibilidade à informação em sítios web do governo brasileiro. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 219–220, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43206.219-220. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43206. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)