Usuários surdos e acessibilidade à informação em sítios web do governo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43206.219-220

Palavras-chave:

Acessibilidade à informação, Estudo de usuários, Práticas Informacionais, Surdos, Sítios web governamentais, Tecnologia Assistiva, Libras

Resumo

As práticas informacionais dos usuários relacionam sua necessidade, como ele busca, recupera e acessa a informação. Com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) o processo de busca da informação tornou-se mais dinâmico, o que não significa que é acessível, se considerarmos os diversos perfis e comportamentos dos usuários, incluindo os Surdos. A presente pesquisa identifica a satisfação do usuário Surdo na acessibilidade à informação em sítios web do governo brasileiro. Os objetivos específicos do estudo são: (1) conhecer o perfil sociodemográfico do usuário Surdo; (2) investigar as práticas informacionais do usuário Surdo relacionadas aos sítios Web do governo brasileiro; (3) identificar os fatores que impactam na acessibilidade à informação em sítios Web do governo brasileiro; (4) descrever as principais dificuldades enfrentadas pelo usuário Surdo relacionadas à acessibilidade em sítios Web do governo brasileiro. A investigação está situada na Ciência da Informação no campo de Estudos de Usuários da Informação de forma interdisciplinar e contempla conceitos, principalmente, da Informática, da Linguística e da Comunicação. Apresenta característica descritiva, natureza aplicada, horizonte temporal transversal e abordagem de métodos mistos. Os procedimentos metodológicos têm origem no levantamento, na análise do conteúdo e no estudo comparativo. Os instrumentos de coleta foram produzidos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e aplicados por meio de entrevista e da realização de tarefas no computador com quatro docentes Surdos, residentes no DF e que atuam na docência da Libras em instituições de ensino superior. Constatou-se que os participantes utilizam, diariamente, o celular e acessam aplicativos de comunicação e interagem pela troca de mensagens de texto, imagem e vídeo. Todos os docentes conseguiram cumprir as tarefas, mas pontuaram dificuldades de acesso à informação, principalmente, devido ao excesso de texto e termos desconhecidos. Os docentes Surdos sugerem o aumento de conteúdo em Libras na web para que os usuários da língua de sinais sejam contemplados.

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Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Doutoranda em Ciência da Informação na UnB. É professora de informática no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos. Usuários surdos e acessibilidade à informação em sítios web do governo brasileiro. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 219–220, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43206.219-220. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43206. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

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