Presença feminina na rede federal de educação profissional e tecnológica no distrito federal

uma iniciativa para divulgar pesquisadoras

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Meninas, Ciência, Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos dados sobre a presença feminina, considerando o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado, desde 2015, no dia 11 de fevereiro. A metodologia teve caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e buscou identificar, por meio de análise de dados de publicações, e divulgar meninas e mulheres do Instituto Federal de Brasília (IFB), seus respectivos cursos, campus de origem, projetos e áreas de pesquisa. Os resultados mostram uma predominância de pesquisadoras que atuam no Ensino Médio Integrado, em detrimento aos cursos de licenciatura, tecnologia e pós-graduação. A partir desta pesquisa, percebeu-se a necessidade de fomentar ações para dar visibilidade às meninas e mulheres cientistas, a fim de que a sociedade possa enxergá-las e estimular desde a infância seu empoderamento.

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Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do eixo Informação e Comunicação no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Cristiane Jorge de Lima Bonfim, Instituto Federal de Brasília

Mestre Educação pela Universidade de Brasília (2011), Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2001). Especializando em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC-USP. É doutoranda em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos; JORGE DE LIMA BONFIM, Cristiane. Presença feminina na rede federal de educação profissional e tecnológica no distrito federal: uma iniciativa para divulgar pesquisadoras. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–11, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92961. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos