Presença feminina na rede federal de educação profissional e tecnológica no distrito federal

uma iniciativa para divulgar pesquisadoras

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Meninas, Ciência, Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos dados sobre a presença feminina, considerando o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado, desde 2015, no dia 11 de fevereiro. A metodologia teve caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e buscou identificar, por meio de análise de dados de publicações, e divulgar meninas e mulheres do Instituto Federal de Brasília (IFB), seus respectivos cursos, campus de origem, projetos e áreas de pesquisa. Os resultados mostram uma predominância de pesquisadoras que atuam no Ensino Médio Integrado, em detrimento aos cursos de licenciatura, tecnologia e pós-graduação. A partir desta pesquisa, percebeu-se a necessidade de fomentar ações para dar visibilidade às meninas e mulheres cientistas, a fim de que a sociedade possa enxergá-las e estimular desde a infância seu empoderamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do eixo Informação e Comunicação no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

Cristiane Jorge de Lima Bonfim, Instituto Federal de Brasília

Mestre Educação pela Universidade de Brasília (2011), Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2001). Especializando em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC-USP. É doutoranda em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 30 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Tecnológicos . 4ª Edição. Brasília, DF: 2020. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cnct-api/catalogopdf Acesso em: 14 fev. 2024.

BRASIL. Plataforma Nilo Peçanha. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC. Brasília, DF: 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp Acesso em: 11 dez.2023.

DISTRITO FEDERAL. Câmara Legislativa do DF. Agora é Lei. Nova Lei busca incentivar mulheres cientistas do DF. [16 jan.2024]. Disponível em: https://www.cl.df.gov.br/-/valorizar-e-incentivar-mulheres-cientistas-e-objetivo-de-lei-que-entra-em-vigor-hoje-16-

GALENO, L. M. F.; LUCENA, M. E. H.; LIMA, T. S.; CAMPOS, M. L. Minerv@s Digitais: encorajando e acolhendo mulheres na computação. In: Women In Information Technology, 14., p. 70-79. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11277

IFB. Steam Power for Girls finaliza com apresentação de projetos. [07 dez. 2020] Disponível em: https://www.ifb.edu.br/espaco-do-estudante/noticias/25633-programa-steam-power-for-girls-finaliza-com-cerimonia-de-apresentacao-de-projetos Acesso em: 24 mar. 2023.

INEP. Censo Escolar. Censo da Educação Superior. Mulheres são maioria na educação profissional e nos cursos de graduação. (07 mar. 2019) Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/educacao-profissional-cresce-em-2019-e-alcanca-1-9-milhao-de-matriculados-mulheres-sao-maioria/21206 > Acesso em: 17 mai. 2020.

LIMA, N. T. Mulheres e Ciência. In: FERREIRA, C. A.; MACHADO, C. V. (Orgs.) Dossiê temático: mulheres e meninas na ciência. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022.

MEC. Ministério da Educação. Projeto Meninas na Ciência incentiva presença de mulheres no universo da pesquisa científica. [20 set 2018] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/todas-as-noticias/33501-noticias/educacao-no-ar/69011-projeto-meninas-na-ciencia-incentiva-presenca-de-mulheres-no-universo-da-pesquisa-cientifica Acesso em: 24 mar. 2021.

MOCHETTI, K.; SALGADO, L.; ZERVINATO, A. V.; SOUZA, B. L.; AVELINO, M. R. E. Ciência da Computação também é coisa de menina! In: Women In Information Technology, 10., p. 70-79. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2016.9691

ONU. Organização das Nações Unidas. Mulheres representam apenas 28% dos graduados em engenharia. Cultura e Educação, 2021. [11 fev. 2021] Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/02/1741172 Acesso em: 22 mar. 2021.

PINHEIRO, Caroline Corrêa; LISBOA, Rose Suellen de Castro; INOMATA, Danielly Oliveira. Presença das mulheres na ciência regional: novos cadernos NAEA (2010 - 2020). Informação em Pauta, v. 6, p. 1–19, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.61038.1-19.

SANTOS, C. B.; OLIVEIRA FILHO, A. C. Robótica e Interdisciplinaridade: aprendizagem criativa atraindo meninas para a tecnologia. In: Women In Information Technology, 14., p. 120-128. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11282

SANTOS, S. K. S. L. Análise da Participação de Meninas e Mulheres no Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Brasília. In: Women In Information Technology (WIT), 15., p. 270-274, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15864.

SILVA, A. P. M.; MENEZES, A. V.; CRISOSTOMO, C. R.; LOPES, L. M.; LIMA, L. V.; SILVA, M. F. I.; LOURENCO, C. R.; SANTOS, S. K. S. L.; OLIVEIRA, K. V. R.; LUZ, K. S. Projeto de Extensão Meninas na Ciência: relato de experiência. In: 1º ENEX - Encontro de Extensão do Campus Brasília, 2022, Brasília. Anais ... Brasília: Even3, 2022. v. 1. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/enex2022/528802/ Acesso em: 14 fev.2024.

SOUZA, A. C. M.; PERKOSKI, I.; VEIGA, K. ROMANKIV, V. Relato Tech Ladies: redes de colaboração entre mulheres na tecnologia. In: Women In Information Technology, 14., p. 1182-1185. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/3402

SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Programa Meninas Digitais. [online]. Disponível em: https://meninas.sbc.org.br/ Acesso em: 13 fev.2024.

STEAM Power for Girls. Estudantes participam do programa Steam Power for Girls. 2020. [07 mar.2020] Disponível em: https://embassynews.info/estudantes-participam-do-programa-steam-power-for-girls/ Acesso em: 14 fev.2024.

UNESCO. Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência [online], 2023. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/days/women-girls-science Acesso em: 14 fev.2024.

Publicado

2024-11-04

Como Citar

SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos; JORGE DE LIMA BONFIM, Cristiane. Presença feminina na rede federal de educação profissional e tecnológica no distrito federal: uma iniciativa para divulgar pesquisadoras. Informação em Pauta, [S. l.], v. 9, p. 1–11, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/92961. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos