Presença feminina na rede federal de educação profissional e tecnológica no distrito federal
uma iniciativa para divulgar pesquisadoras
Palavras-chave:
Mulheres, Meninas, Ciência, PesquisaResumo
Este artigo apresenta uma análise dos dados sobre a presença feminina, considerando o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado, desde 2015, no dia 11 de fevereiro. A metodologia teve caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e buscou identificar, por meio de análise de dados de publicações, e divulgar meninas e mulheres do Instituto Federal de Brasília (IFB), seus respectivos cursos, campus de origem, projetos e áreas de pesquisa. Os resultados mostram uma predominância de pesquisadoras que atuam no Ensino Médio Integrado, em detrimento aos cursos de licenciatura, tecnologia e pós-graduação. A partir desta pesquisa, percebeu-se a necessidade de fomentar ações para dar visibilidade às meninas e mulheres cientistas, a fim de que a sociedade possa enxergá-las e estimular desde a infância seu empoderamento.
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Referências
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