A comunicação visual como atributo de percepção de qualidade dos alimentos

Autores

  • Maria Inês Santos Campinho
  • Júlia Carvalho Andrade
  • Eudaldo Francisco dos Santos Filho

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5iespecial1.2020.43516.121-134

Palavras-chave:

Design, Comunicação visual, Publicidade de alimentos, Alimentos ultraprocessados

Resumo

O objetivo do trabalho é entender, por meio de uma revisão de literatura, como se dá a sobreposição da qualidade dos alimentos e da mensagem visual desenvolvida para este produto a partir da utilização dos elementos da imagem na construção da linguagem visual pelo design. Os projetos de identidade visual dos alimentos estão a serviço dos valores criados para as marcas alimentícias e não para difundir ou comunicar a qualidade dos alimentos, relacionada a sua composição nutricional, biodisponibilidade de nutrientes, condições higiênico-sanitárias e características sensoriais. Neste estudo, observamos que os elementos do design gráfico e da comunicação visual contribuíram para a formação de uma cultura de construção e difusão de informações equivocadas sobre a qualidade de alimentos ultraprocessados. Esses alimentos têm suas características destacadas, em detrimento de outras não favoráveis. E o uso de mascotes, eatertainment e outros recursos do design, possibilitaram que os ultraprocessados tivessem suas qualidades nutricionais confundidas ou entremeadas com a qualidade visual construída.

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Biografia do Autor

Maria Inês Santos Campinho

Graduada em Design (UNEB), graduada em Nutrição (UFBA).

Júlia Carvalho Andrade

Doutoranda do doutorado multi-institucional e multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA), professora da Escola de Nutrição (UFBA).

Eudaldo Francisco dos Santos Filho

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA), Professor da Universidade do Estado da Bahia e Perito Técnico de Polícia do Instituto de Identificação Pedro Mello.

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Publicado

2020-03-01

Como Citar

CAMPINHO, Maria Inês Santos; ANDRADE, Júlia Carvalho; FRANCISCO DOS SANTOS FILHO, Eudaldo. A comunicação visual como atributo de percepção de qualidade dos alimentos. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. especial, p. 121–134, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5iespecial1.2020.43516.121-134. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43516. Acesso em: 22 dez. 2024.