A criança na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação
a contribuição dos estudos de usuários para o desenvolvimento da competência informacional infantil
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.60929.1-22Palavras-chave:
ESTUDOS DE USUÁRIOS, CRIANÇAS, COMPETÊNCIA INFORMACIONAL INFANTILResumo
O universo infantil tem sido objeto de estudo por meio de metodologias específicas em vários campos, dentre os quais a Educação, a Psicologia e o Marketing. Todavia, nota-se uma carência de estudos na área da Ciência da Informação e, consequentemente, na Biblioteconomia. Desta forma, o trabalho ora realizado intenta, por meio de levantamento bibliográfico e estudo bibliométrico, demonstrar a necessidade de reflexão sobre as melhores práticas de realização de estudos com o público infantil em unidades de informação. Os resultados da análise bibliométrica realizada na base de dados BRAPCI destaca a ausência de trabalhos na área de Ciência da Informação sobre a temática, demonstrando a relevância de novas pesquisas que desenvolvam práticas capazes de descobrir as necessidades informacionais das crianças, favorecendo a criação de novos produtos e serviços de informação em bibliotecas infantis e escolares para desenvolver a competência informacional infantil.
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