A criança na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação

a contribuição dos estudos de usuários para o desenvolvimento da competência informacional infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.60929.1-22

Palavras-chave:

ESTUDOS DE USUÁRIOS, CRIANÇAS, COMPETÊNCIA INFORMACIONAL INFANTIL

Resumo

O universo infantil tem sido objeto de estudo por meio de metodologias específicas em vários campos, dentre os quais a Educação, a Psicologia e o Marketing. Todavia, nota-se uma carência de estudos na área da Ciência da Informação e, consequentemente, na Biblioteconomia. Desta forma, o trabalho ora realizado intenta, por meio de levantamento bibliográfico e estudo bibliométrico, demonstrar a necessidade de reflexão sobre as melhores práticas de realização de estudos com o público infantil em unidades de informação. Os resultados da análise bibliométrica realizada na base de dados BRAPCI destaca a ausência de trabalhos na área de Ciência da Informação sobre a temática, demonstrando a relevância de novas pesquisas que desenvolvam práticas capazes de descobrir as necessidades informacionais das crianças, favorecendo a criação de novos produtos e serviços de informação em bibliotecas infantis e escolares para desenvolver a competência informacional infantil.

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Biografia do Autor

Niliane Cunha de Aguiar, UFS

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já ministrou as seguintes disciplinas: Fontes de Informação, Estudos de Usuários, Desenvolvimento de Coleções, Unidades de Informação I e II. Atualmente ministra as disciplinas Linguagens de Indexação I e II, Sistemática da Leitura Infantil, Formação do Leitor Universitário, Políticas de Informação e Ação Cultural em Bibliotecas. Possui experiência profissional em gerenciamento, tratamento (Classificação, indexação) e disseminação da informação em diversos suportes e diversas modalidades de unidades de informação (Biblioteca Universitária, Biblioteca Escolar, Biblioteca Jurídica, Museu, Biblioteca Pública, Biblioteca Empresarial e Especializada). Áreas de interesse de pesquisa: Biblioteca escolar, Letramento e Competência informacional infantil, Leitura e Literatura infantil, Biblioterapia. Vice-presidente da Associação dos Profissionais Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe, gestão 2020-2022. Membro da Academia Sergipana de Contadores de História (Cadeira número 21 - sendo patrona da própria cadeira). Acadêmica da Academia Luziense de Letras e Artes (cadeira número 15, tendo como patrona a poetisa mineira Adélia Prado).

Marcos A. Gomes, UFAL

Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), Mestre em Ciência da Informação (2005) e Especialista em Sistemas Automatizados de Informação (1995) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984). Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa como Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Alagoas (CBIB/PPGCI/UFAL), na linha de pesquisa Produção, Mediação e Gestão da Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de Usuários e Necessidades de Informação, Marketing em Unidades de Informação, Competência em Informação e Unidades de Informação.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

AGUIAR, Niliane Cunha de; GOMES, Marcos Aurélio. A criança na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação: a contribuição dos estudos de usuários para o desenvolvimento da competência informacional infantil. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. 00, p. 1–22, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6i00.2021.60929.1-22. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/60929. Acesso em: 5 nov. 2024.