Tecnologias digitais via breakout rooms

contribuições para o aprendizado colaborativo e a competência na educação

Autores

  • Andréa Soares Rocha da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Fábio Araújo Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Paula Pinheiro da Nóbrega Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Elísio Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Danielle Magalhães Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Marilia Clara Farias Barros Universidade Federal do Ceará
  • Adara Moura Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164

Palavras-chave:

Sala de aula invertida

Resumo

As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes.

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Biografia do Autor

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fábio Araújo Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Francisco Elísio Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Danielle Magalhães Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Marilia Clara Farias Barros, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Adara Moura Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

SILVA, Andréa Soares Rocha da; BEZERRA, Fábio Araújo; NÓBREGA, Paula Pinheiro da; OLIVEIRA, Francisco Elísio Barbosa de; RODRIGUES, Danielle Magalhães; BARROS, Marilia Clara Farias; OLIVEIRA, Adara Moura. Tecnologias digitais via breakout rooms: contribuições para o aprendizado colaborativo e a competência na educação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 151–164, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042. Acesso em: 22 dez. 2024.