Tecnologias digitais via breakout rooms

contribuições para o aprendizado colaborativo e a competência na educação

Autores

  • Andréa Soares Rocha da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Fábio Araújo Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Paula Pinheiro da Nóbrega Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Elísio Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Danielle Magalhães Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Marilia Clara Farias Barros Universidade Federal do Ceará
  • Adara Moura Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164

Palavras-chave:

Sala de aula invertida

Resumo

As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fábio Araújo Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Francisco Elísio Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Danielle Magalhães Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Marilia Clara Farias Barros, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Adara Moura Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

AZEVEDO, Aparecida Santos; PIRILLO, Nadia Rubio; OLIVEIRA, Edison Trombeta. Diálogo, estrutura e autonomia em webconferências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 25., 2019, Poços de Caldas. Anais [...]. São Paulo: ABED, 2019.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BAGANHA, Ronaldo Julio; BERNARDES, Ana Carolina Brasil e; ANTUNES, Lucas Gambogi. Educação, formação docente, TDIC e saúde em tempos de pandemia pela COVID-19: uma revisão de literatura. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 17, n. 0, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15261. Acesso em: 17 dez. 2021.

BORGES, Ana Cláudia Lins et al. Ensino remoto emergencial e o uso das TDIC por docentes da rede de ensino médio integrado federal. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6., Porto Alegre, 2021. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 206-214.

CASTRO, Gabriela Jurak de; BASTOS, Taísa da Silva; VARGAS, Letícia Marques. Webconferência: auxiliando na diminuição da distância transacional na EaD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 18., 2012, São Luís. Anais [...]. São Paulo: ABED, 2012.

CHAVES, Maria Estelita. Primeiros passos para educação 4.0. [S.l.]: Grupo Pimpão, [20–]. Disponível em: https://www.pimpao.com.br/estatico/pimpao/images/pagTextoMidia/9cad3046b24f166ee8ca92d8a75e401a.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021.

CETIC.BR. Cresce o uso de internet durante a pandemia e número de usuários no Brasil chega a 152 milhões, é o que aponta pesquisa do Cetic.br. [São Paulo]: Cetic.br, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/cresce-o-uso-de-internet-durante-a-pandemia-e-numero-de-usuarios-no-brasil-chega-a-152-milhoes-e-o-que-aponta-pesquisa-do-cetic-br/. Acesso em: 15 dez. 2021.






COELHO, Marcos Antônio; DUTRA, Lenise Ribeiro. Conectivismo: uma nova teoria da aprendizagem para uma sociedade conectada. SAPIENS - Revista de divulgação Científica, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2019.

DALLACOSTA, Fabiana Meneghetti; CASTRO, Maria Heloisa Ortiz de. Síndrome de Burnout em docentes e discentes universitários: reflexos da pandemia? Revista Ciências Humanas, v. 14, n. 1, p. 1-10, 2021.

FERNANDES, Adriano Hidalgo; OLIVEIRA, Flávio Rodrigues de; COSTA, Maria Luisa Furlan. As metodologias ativas diante do ensino remoto: histórico e considerações teóricas para os anos iniciais do ensino fundamental. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 51-62, jul./dez. 2020.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia.
São Paulo: Editora SENAC, 2004.

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo; GUIMARÃES, Marcus Vinícius de Albuquerque. Uso das redes sociais digitais nos programas de pós-graduação em ciência da informação: contribuições para a comunicação e divulgação científica. Revista Bibliomar, São Luís, v. 19, n. 2, p. 193-217, jul./dez. 2020.

HILTZ, Star Roxanne. Impacts of college-level courses via asynchronous learning networks: some preliminary results. Journal of Asynchronous Learning Networks, v. 1, n. 2, p. 1-19, ago. 1997.

MARTUCCI, Marina. A pandemia fez o e-commerce decolar. Ainda há fôlego para mais? Exame, 22 jan. 2021. Disponível em: https://exame.com/negocios/a-pandemia-fez-o-e-commerce-decolar-ainda-ha-folego-para-mais/. Acesso em: 17 dez. 2021.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Sala de aula invertida: ampliando a discussão e apontando possibilidades. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, 4., [20–], [S.l.]. Anais [...]. [S.l.: s.n.], [20–].

MOORE, Michael. Distância transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, p. 1-14, ago. 2002. Publicado em KEEGAN, D. Theoretical principles of distance education. London: Routledge, 1993. p. 22-38.





NÓBREGA, Paula Pinheiro da; DAVID, Priscila Barros; SILVA, Andrea Soares Rocha da. Sala de aula invertida e fatores intervenientes da aprendizagem: experiência em uma instituição federal de ensino superior com uma turma de alunos de graduação. Revista Paidéi@, v. 10, n 18, p. 1-30, jul. 2018. Disponível em:
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/853/838. Acesso em: 14 dez. 2021.

NÓBREGA, Paula Pinheiro da; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Produção e uso de recursos didáticos: direitos autorais. Fortaleza: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará. 2021. 13 p. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59320. Acesso em: 2 jul. 2021.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SANT´ANNA, Daniele de Fátima Fuganholi Abiuzzi; SANT´ANNA, Daniel Vieira. Google meet como modalidade de ensino remoto: possibilidade de prática pedagógica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2020, [S.l.]. Anais [...]. [S.l.]: UFSCar, 2020.





SIEMENS, George. Conectivismo: una teoría de aprendizaje para la era digital. Tradução: Diego E. Leal Fonseca. [S.l.: s.n.], [20–].

SILVA, Andréa Soares Rocha da. Estudo da relação entre domínio tecnológico, interação e aprendizagem “colaborativa” na EaD on-line pelo uso de um modelo de equações estruturais. 2009. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2009.

SOARES, Israel Rodrigues. Webconferências: os momentos síncronos na prática! [Goiânia]: Instituto Federal de Goiás, 2020.

TAUILLE, Amir. Um sistema de ensino a distância ao vivo via web: levantamento de requisitos e desenvolvimento. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

TAVARES, Priscilla de Albuquerque. Metodologias ativas: o papel do professor como facilitador do aprendizado do aluno. Nova Escola, 24 jan. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15340/metodologias-ativas-o-papel-do-professor-como-facilitador-do-aprendizado-dos-alunos. Acesso em: 17 dez. 2021.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SILVA, Andréa Soares Rocha da; BEZERRA, Fábio Araújo; NÓBREGA, Paula Pinheiro da; OLIVEIRA, Francisco Elísio Barbosa de; RODRIGUES, Danielle Magalhães; BARROS, Marilia Clara Farias; OLIVEIRA, Adara Moura. Tecnologias digitais via breakout rooms: contribuições para o aprendizado colaborativo e a competência na educação. Informação em Pauta, [S. l.], v. 6, n. especial, p. 151–164, 2021. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042. Acesso em: 24 nov. 2024.