Mediação cultural da informação
por uma relação entre informação, cultura e mediação na produção de sentidos e significados sobre o real
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89241.237-251Palavras-chave:
Mediação, Mediação da Informação, Mediação Cultural, Mediação Cultural da InformaçãoResumo
A mediação é um processo dialógico, de interferência na realidade objetiva com o interesse de possibilitar que os sujeitos possam se apropriar das informações socialmente produzidas, em prol da transformação da realidade. A pesquisa presente pesquisa busca compreender o conceito de mediação, relacionando-o às perspectivas de autores brasileiros da Ciência da Informação articulados com correntes teóricas sociológicas e antropológicas, para refletir sobre a mediação da informação em termos de mediação cultural da informação. Para alcançar tais objetivos, o viés metodológico teve aporte na revisão de literatura para a construção do referencial teórico, apoiado em autores nacionais e internacionais. Discute as propostas de conceituação da Mediação da Informação como produção de sentido e de significados. Sinaliza a possibilidade de pensar uma Mediação Cultural da Informação, que trate da dimensão antropológica dos fenômenos informacionais como trabalhada por Feitosa (2016) e a perspectiva da interculturalidade e decolonialismo de Bezerra e Cavalcante (2020).
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