Mediação cultural da informação
por uma relação entre informação, cultura e mediação na produção de sentidos e significados sobre o real
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.89241.237-251Parole chiave:
Mediação, Mediação da Informação, Mediação Cultural, Mediação Cultural da InformaçãoAbstract
A mediação é um processo dialógico, de interferência na realidade objetiva com o interesse de possibilitar que os sujeitos possam se apropriar das informações socialmente produzidas, em prol da transformação da realidade. A pesquisa presente pesquisa busca compreender o conceito de mediação, relacionando-o às perspectivas de autores brasileiros da Ciência da Informação articulados com correntes teóricas sociológicas e antropológicas, para refletir sobre a mediação da informação em termos de mediação cultural da informação. Para alcançar tais objetivos, o viés metodológico teve aporte na revisão de literatura para a construção do referencial teórico, apoiado em autores nacionais e internacionais. Discute as propostas de conceituação da Mediação da Informação como produção de sentido e de significados. Sinaliza a possibilidade de pensar uma Mediação Cultural da Informação, que trate da dimensão antropológica dos fenômenos informacionais como trabalhada por Feitosa (2016) e a perspectiva da interculturalidade e decolonialismo de Bezerra e Cavalcante (2020).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Franco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007. Anais... Londrina: UEL, 2007. Disponível em: https://encurtador.com.br/hyzKW. Acesso em 16 mar. 2022.
ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119328. Acesso em: 16 mar. 2022.
BATISTA, Carmem Lucia. Os conceitos de apropriação: contribuições à Ciência da Informação. Em Questão, v. 29, n. 2, p. 210-234, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/150253. Acesso em 16 mar. 2022.
BEZERRA, Arthur Coelho; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman. Mediação cultural da informação para o reencantamento do mundo. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 25, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e72831/44027. Acesso em 21 ago. 2022.
DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com, n. 4, p. 4-37, 2007. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2018/01/pdf_cd350de355_0000028818.pdf. Acesso em 16 mar. 2022.
FEITOSA, Tadeu. Complexas mediações: transdisciplinaridade e incertezas nas recepções informacionais. Informação em Pauta, v. 1, n. 1, p. 98-117, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3064/2695. Acesso em: 16 mar. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação e Informação, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014 Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.5433%2F1981-8920.2014v19n2p46. Acesso em 16 mar. 2022.
JESUS, Ingrid Paixão de; GOMES, Henriette Ferreira. Dimensões da mediação da informação e as suas contribuições para a formação do mediador da leitura: aproximações teóricas e empíricas. Encontros Bibli, v. 26, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83369. Acesso em 16 mar. 2022.
MARTINS, Ana Amélia Lage. Mediação: categoria lógica, ontológica, epistemológica e metodológica. Investigación Bibliotecológica, v. 33, n. 80, P. 133-154, jul./sept. 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/ib/v33n80/2448-8321-ib-33-80-133.pdf. Acesso em 16 mar. 2022.
MENDONÇA, Ismael Lopes; FEITOSA, Luiz Tadeu; DUMONT, Lígia Maria Moreira. Por uma relação cultural com a informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/498. Acesso em 16 mar. 2022.
NUNES, Jefferson Veras; CAVALCANTE, Lidia Eugênia. Por uma epistéme mediacional na Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 1-20, ago./dez. 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/152035. Acesso em 16 mar. 2022.
ORTEGA, Cristina Dotta. Mediação da informação: do objeto ao documento. In: ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC, 5., 2015. Actas… Madrid: UCM, 2015. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/34512/1/18-Dotta_mediacao-informacao.pdf. Acesso em 16 mar. 2022.
SANTOS NETO, José Arlindo. A mediação da informação e seu estado da arte: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho, Marília, SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181525/santosneto_ja_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em 04 jun. 2022.
SILVA, Armando Malheiro. Mediações e mediadores em Ciência da Informação. Prisma.com, n. 9, p. 68-104, 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/86496. Acesso em 16 mar. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.