Formação e prática profissional do/a revisor/a de textos
muito além do verbal
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.62583.159-175Keywords:
Textos publicitários e institucionais. Revisão de textos. Multimodalidade.Abstract
Among the most traditional professions of culture and information is that of the proofreader, although it is also one of the less regulated. It is included in the Brazilian offices classification (CBO) among the activities related to Communication, but there is little practical clarity about who this professional is and what his duties are. Previously seen as an advocate of grammatical rules, who sought only adjustments to the standard norm of language, today the proofreader, in addition to analyzing aspects such as cohesion, coherence, spelling and syntax, must also observe issues related to speech and to the context of production, circulation and reception of texts. In advertising and institutional texts, this kind of analysis aims to verify the grammar, but, far beyond that, also the wider context of language. Thus, the proofreader is faced with texts with various levels of reading and needs related to the demands of authors-clients, such as communicating, persuading and generating identification with the public. In addition, the proofreader of advertising and institutional texts needs to pay close attention to the multimodal aspects of the pieces he works with. Therefore, our aim here is to reflect about the needs of the training and the professional practices of proofreaders who work in organizational contexts, based on real graphic pieces.
Downloads
References
BOLL, J. Universidade faz outdoor do curso de “Pegadogia” e viraliza na web. Gazeta do Povo, 21 nov. 2016. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/bad-bad-server/universidade-faz-outdoor-do-curso-de-pegadogia-e-viraliza-na-web/>. Acesso em: 24 dez. 2019.
CARISTINA, J. A vírgula faz toda diferença! Intervalo legal, 12 set. 2018. Disponível em: <http://www.intervalolegal.com.br/2018/09/12/a-virgula-faz-toda-diferenca/>. Acesso em: 24 dez. 2019.
CARRARA, J. Erro de português da Sadia também grita nas embalagens. Bendito Português, 13 nov. 2016. Disponível em: <https://benditoportugues.com.br/o-bendito-portugues-na-revista-publicitta/>. Acesso em: 25 dez. 2019.
COELHO NETO, A. Além da revisão: critérios para revisão textual. 3 ed. Brasília: Editora Senac, 2013.
FIGUEIREDO, C. Redação publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
GONÇALEZ, M. C. Publicidade e propaganda. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
MACHADO, C. O manual de sobrevivência do revisor iniciante. Belo Horizonte: Moinhos, 2018.
MUNIZ JR., José de S. A intervenção textual como atividade discursiva: considerações sobre o laço social da linguagem no trabalho de edição, preparação e revisão de textos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32, 2009, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Intercom, 2009. Disponível em: <www.intercom.org.br/papers/nacionais/
2009/resumos/R4-1079-1.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2019.
MUNIZ JR., José de S. O trabalho com o texto na produção de livros: os conflitos da atividade na perspectiva ergodialógica. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade de São Paulo, 2010.
NASCIMENTO, Lourdes da Silva do. Revisor de textos: concepções e formação do profissional em Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2014.
OLIVEIRA, Risoleide Rosa Freire de. Um olhar dialógico sobre a atividade de revisão de textos escritos: entrelaçamento dizeres e fazeres. 173 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
RIBEIRO, Ana Elisa. (In)distinções entre as atividades do preparador e do re¬visor de provas na produção de livros. In: RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito. Divinópolis, MG: Artigo A, 2016. (Coleção Questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual)
ROCHA, H. Um novo paradigma de revisão de texto: discurso, gênero e multimodalidade. 246 f. 2012. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
RODRIGUES, Daniella L. D. I. (Org.) Revisão de textos: entre a teoria e a prática. Cadernos CESPUC, n. 26, 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/issue/view/762>. Acesso em: 14 jan. 2020.
SALGADO, Luciana Salazar. Ritos genéticos no mercado editorial - autoria e práticas de textualização. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem). Universidade Estadual de Campinas, 2007.
SALGADO, Luciana Salazar; PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. (Orgs.) Mediação editorial: o que é? Quem faz? Bragança Paulista, SP: Margem da Palavra, 2018. Disponível em: <https://forumnacionaldorevisor.files.wordpress.com/2018/12/Mediacao-Editorial_ebook-interativo_11.12.2018.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2020.
SEVERINO et al. A história da publicidade brasileira. Revista Eletrônica de Comunicação, Franca, v. 6, n. 1, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rec/article/view/468/448>. Acesso em: 15 dez. 2019.
SOBRAL, A.; BARBOSA, V. Sobre tipos de revisão textual e suas redes enunciativas: uma proposta bakhtiniana. In: RODRIGUES, Daniella Lopes D. I.; ASSIS, Juliana A. No ritmo do texto: questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual. Divinópolis (MG): Artigo A, 2019. p. 17-39.
VERISSIMO, L. F. Cuidado com os revizores. In: COELHO NETO, A. Além da revisão: critérios para revisão textual. 3 ed. Editora SENAC: Brasília, DF, 2013. p. 68-69.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.